Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159077
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, F. F. S. da
RIBEIRO, P. R. de A.
LÚCIO, A. A.
PEREIRA, M. S.
LOPES, A. P.
VIANA, L. H.
LIMA FILHO, J. M. P.
SOUZA, C. R. de
DANTAS, B. F.
BASSOI, L. H.
Additional Information: JOSÉ MOACIR PINHEIRO LIMA FILHO, CPATSA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA.
Title: Potencial hídrico e atividades de invertases em videiras submetidas a diferentes manejos de irrigação e porta-enxertos
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2006.
Pages: p. 115-120.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 197).
Language: pt_BR
Keywords: Videira
Porta-enxerto
Moscato Canelli
Syrah
Description: Objetivando avaliar o efeito de diferentes manejos de irrigação e porta-enxertos no potencial hídrico e atividade de invertases em videiras Moscato Canelli e Syrah, este trabalho foi conduzido no Campo Experimental do Bebedouro e no Laboratório de Sementes/ Fisiologia Vegetal da Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE, de setembro a dezembro de 2005. A aplicação de água no PRD partial rootzone drying e no RDI ?regulated déficit drying? foi feita por meio da irrigação por gotejamento, com emissores espaçados 2.5 e 0.5 m, respectivamente. Os efeitos dos dois sistemas de irrigação foram avaliados nas variedades Moscato Canelli e Syrah enxertadas sobre dois porta-enxertos (IAC 572 e 1103 Paulsen), plantados em setembro de 2002. O PRD foi aplicado logo após o pegamento dos frutos, e o RDI após o início da maturação. Para cada variedade estudada, o experimento foi montado em esquema fatorial 2x2 (irrigação x porta-enxertos) e o delineamento experimental utilizado foi DBC, com cinco blocos. As videiras Moscato Canelli e Syrah se apresentaram menos estressadas quando submetidas ao manejo de irrigação com PRD e ao portaenxerto IAC 572, apresentando também menores atividades de invertase.
Thesagro: Manejo
Potencial Hídrico
Uva
Variedade
Irrigação
Data Created: 2007-07-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC197.pdf290,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace