Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159449
Título: Composição morfológica e bromatológica de pastagens de Pennisetum pirpureum submetidas a diferentes intervalos entre pastejos.
Autoria: VOLTOLINI, T. V.
SANTOS, F. A. P.
MARTINEZ, J. C.
IMAIZUMI, H.
CLARINDO, R. L.
PENATI, M. A.
Afiliação: TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA
FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
JÚNIO CÉSAR MARTINEZ, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
HUGO IMAIZUMI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
RAFAEL LUÍS CLARINDO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MARCO ANTONIO PENATI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Conteúdo: As composições bromatológica e morfológica são duas características qualitativas das plantas forrageiras de grande importância para o desempenho de bovinos em pastejo. Desse modo, o objetivo do ensaio experimental foi avaliar os efeitos de dois diferentes intervalos entre pastejos sobre a composição bromatológica e morfológica de pastagens de capim Elefante, pastejada por vacas lactantes. Os tratamentos testados foram: intervalo entre pastejos variável, determinado pela entrada dos animais na área a ser pastejada, quando o dossel atingisse 95% de interceptação de luz e intervalo entre pastejos fixo em 27 dias. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo (4 sub-periodos). Foram observados maiores (P<0,05) teores de extrato etéreo, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido para o intervalo entre pastejos fixo em 27 dias. O intervalo entre pastejos variável proporcionou maior (P<0,05) teor de matéria mineral na forragem. Não foram observados efeitos dos tratamentos sobre os teores de matéria seca, proteína bruta e lignina. Houve maior massa de material senescido (P<0,05) e tendência (P~0,08) de maior massa de colmos para o intervalo entre pastejo fixo de 27 dias no pré e pós-pastejo. Houve também tendência (P=O,10) de maior massa de folhas para o intervalo entre pastejo variável no resíduo pós-pastejo. O intervalo entre pastejo variável melhorou os aspectos bromatológicos e morfológicos do capim Elefante.
Thesagro: Produção animal
Capim Elefante
Manejo
Pastagem
Pastejo
NAL Thesaurus: Animal production
Palavras-chave: Manejo de pastagem
Período de descanso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1406.pdf146.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace