Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15951
Título: Estimativa da severidade do míldio da videira (Plasmopara viticola) no estado de São Paulo utilizando sistema de informações geográficas
Autoria: HAMADA, E.
GHINI, R.
ROSSI, P.
PEDRO JÚNIOR, M. J.
FERNANDES, J. L.
Afiliação: EMILIA HAMADA, CNPMA; RAQUEL GHINI, CNPMA; Paulo Rossi, ESALQ-USP; Mário José Pedro Júnior, IAC/APTA; Jeferson Luiz Fernandes, Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007. 5p.
Conteúdo: Foi estimada a severidade do míldio (Plasmopara viticola ) da videira no estado de São Paulo, utilizando um modelo de desenvolvimento, baseado em parâmetros climáticos (temperatura e duração do período de molhamento foliar). Foram avaliados três municípios (Jales, Jundiaí e São Miguel Arcanjo), representativos de dois importantes pólos vitícolas do estado. Utilizando as ferramentas do Sistema de Informações Geográficas foram confeccionados os mapas de severidade do míldio nos meses de setembro a abril. Foram observadas diferenças na severidade entre as regiões, bem como diferenças sazonais. A metodologia adotada permitiu caracterizar o estado quanto à susceptibilidade das regiões ao míldio da videira, diferenciando o município de Jales e os municípios de Jundiaí e São Miguel Arcanjo.
Thesagro: Modelo Matemático
Temperatura
Palavras-chave: Molhamento foliar
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007AA064.pdf276,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace