Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPORTO, E. R.
dc.contributor.authorAMORIM, M. C. C. de
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, L. G. de A.
dc.date.accessioned2024-10-30T14:53:35Z-
dc.date.available2024-10-30T14:53:35Z-
dc.date.created2008-09-16
dc.date.issued2000
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 29., 2000, Fortaleza. Construindo a engenharia agrícola do futuro: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola: Universidade Federal do Ceará, 2000.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160220-
dc.descriptionCom o objetivo de reduzir os impactos causados pela dessalinização de água salobra, proveniente do cristalino, no trópico semi-árido brasileiro, a erva sal (Atriplex nummularia) foi cultivada, durante um ano, nos campos da estação experimental da Embrapa Semi-Árido. As plantas foram irrigadas com o rejeito do processo de dessalinização, o qual apresentou uma concentração salina média de 8,98 ds/m. Cada planta recebeu 75 litros de água por semana, durante 48 semanas. A salinidade média do perfil de solo, da camada de 0 a 90cm, era de 0,64 ds/m antes de iniciar a irrigação das plantas. Depois da colheita das plantas, a salinidade do mesmo perfil de solo foi de 12,74 ds/m. A produtividade da erva sal foi de 6.537,0 kg/há de matéria seca, com um teor de proteína bruta de 14,50%. A Atriplex apresentou um grande potencial de extração de sais do perfil de solo. Todavia, quando as plantas são irrigadas com rejeito de alta concentração salina, a quantidade de sais extraída do perfil de solo pela planta é da ordem de 3,93% do total de sais adicionados ao solo pelas irrigações.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPlanta halófita
dc.subjectErva sal
dc.titleO uso do rejeito da dessalinização de água salobra para irrigação da erva sal (Atriplex nummularia).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua Salobra
dc.subject.thesagroDessalinização
dc.subject.thesagroSalinidade
dc.subject.thesagroÁgua Salina
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.nalthesaurusAtriplex nummularia
dc.subject.nalthesaurusHalophytes
dc.subject.nalthesaurusWater salinity
riaa.ainfo.id160220
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-30
dc.contributor.institutionEVERALDO ROCHA PORTO, CPATSA; MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE DE AMORIM, COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO; LUIZ GONZAGA DE ALBUQUERQUE SILVA JÚNIOR, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace