Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160390
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOPES, A. P.
LÚCIO, A. A.
SILVA, F. F. S. da
SILVA, P. P. da
DANTAS, B. F.
Additional Information: Armando Pereira Lopes, FACEPE/CNPq; Aldenir Alves Lúcio, FACEPE/CNPq; Fabrício Francisco Santos da Silva, FACEPE/CNPq; Paloma Pereira da Silva, FACEPE/CNPq; Bárbara França Dantas, CPATSA.
Title: Distribuição de fitomassa em plantas de catingueira (Caesalpinia pyramidalis Tul.) submetidas ao estresse salino.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
Language: pt_BR
Keywords: Potencial osmótico
Fitomassa.
Description: Este estudo foi desenvolvido no Laboratório de Análises de Sementes da Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE, com objetivo de avaliar o efeito do estresse salino na distribuição da fitomassa em plantas de Caesalpinia pyramidalis. As sementes foram plantadas em vasos plásticos, contendo solo salinizado com soluções de NaCl de forma a obter os seguintes níveis de condutividade elétrica (CE):0 (controle), 2, 4, 6 e 8 dS.m-1. Foram avaliadas semanalmente as seguintes variáveis: matéria fresca (MF) e seca (MS) da folha, do caule e da raiz das plantas. As plantas que se desenvolveram em 2 dS.m-1 apresentaram maior crescimento das folhas, caules e raízes individualmente, resultando em um maior crescimento total em MF e MS. O desenvolvimento das plantas foi prejudicado quando cultivadas com solo com CE de 4 dS.m-1. O estresse salino alterou a partição de MF e MS entre os diferentes órgãos das plantas. A fitomassa (MF e MS) do sistema radicular aumentou nas plantas, acompanhando a CE do substrato. Por outro lado, a fitomassa das folhas sofreu redução. A CE de 2 dS m-1 apresentou uma melhor distribuição de fitomassa para todas as variáveis.
Thesagro: Catingueira
Planta
Salinidade
Semente.
Data Created: 2008-01-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1603.pdf744,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace