Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160545
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFREITAS, N. de O.
dc.date.accessioned2025-06-17T10:49:45Z-
dc.date.available2025-06-17T10:49:45Z-
dc.date.created2008-01-31
dc.date.issued2006
dc.identifier.citation2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160545-
dc.descriptionO efeito da micorrizayao e a atividade microbiana foram investigados em solo de: a) parreirais sob manejo organico e convencional; b) cultivado com mudas de videira enxertadas (IAC 766/Crimson Seedless) recebendo acido humico. As mudas foram inoculadas ou nao com Gigaspora margarita e Glomus clarum em Argissolo Vermelho Amarelo (AVA) e Argissolo Amarelo (AA), constituindo experimentos independentes. No 10 experimento, a colonização micorrizica (CM) e 0 numero de esporos foram duas e tres vezes maiores, respectivamente, no cultivo organico em relayao ao convencional. A emissao de CO2 e a biomassa microbiana (C-BM) e a atividade de hidrolise do diacetato de fluoresceina aumentaram de 100 a 200% no cultivo organico. Foram registradas, respectivamente, 12 e nove especies de FMA no cultivo organico e no convencional. Maior esporulayao dos FMA nas culturas armadilha foi registrada aos 90 dias em solo manejado organicamente e aos 135 dias no sistema convencional. Na 2. experimento com o AVA, videiras associadas com G. margarita tiveram incremento > 200% no C-BM em relaço aos demais tratamentos. 0 desenvolvimento das mudas foi estimulado pela aplicação do acido humico e G. clarum. No experimento com AA, houve efeito positivo da inoculação micorrizica e/ou aplicação do acido humico sobre 0 crescimento das mudas, atividade enzimatica e C-BM. A micorrização + acido humico aumentaram a biomassa da parte aerea. Mas, na ausencia do acido humico, apenas a simbiose com G. clarum promoveu 0 crescimento das plantas, resultando em maior C-BM no solo. Manejo organico nos parreirais favorece a micorrização e a atividade microbiana em relação aos sistemas convencionais, enquanto beneficios da micorrização e da aplicação de acido humico dependem do isolado de FMA e do tipo de solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVideira
dc.subjectMicorriza arbuscular
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectÁcido húmico
dc.titleAspectos da associação de fungos Micorrízicos arbusculares (Glomeromycota) em videira (Vitis sp.).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Biologia de Fungos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Leonor Costa Maia; coorientado por Adriana M. Yano Melo; Natoniel Francklin de Melo, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent285 f.
riaa.ainfo.id160545
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-16
dc.contributor.institutionNICACIO DE OLIVEIRA FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aspectos-da-associacao-de-fungos-Micorrizicos-arbusculares.pdf1.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace