Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160993
Título: Viabilidade técnica e econômica do sistema de produção integrada de melão no Vale do São Francisco .
Autoria: COSTA, N. D.
ASSIS, J. S. de
TERAO, D.
BARBOSA, F. R.
PINTO, J. M.
ARAUJO, J. L. P.
ALMEIDA, S. J. S. de
SANTOS, C. A. P. dos
Afiliação: NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA; JOSTON SIMAO DE ASSIS, CPATSA; DANIEL TERAO, CPATSA; Flávia Rabelo Barbosa, CPATSA; JOSE MARIA PINTO, CPATSA; JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; Silney James Sobreira de Almeida; Cynthia Amorim Palmeira dos Santos.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 10.; SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA, 2., 2008, Ouro Preto. Produção integrada no Brasil. Viçosa, MG: UFV, 2008.
Conteúdo: Devido a sua adaptação a diferentes solos e clima o melão (Cucumis melo L.) é uma olerácea de grande expressão econômica, cultivada em várias regiões do mundo. Há grande ascensão na produção e comercialização do melão em todo mundo, sendo o Brasil um dos países com grande aumento de áreas cultivadas possuindo uma área de 22 mil hectares dedicados ao seu cultivo. O Nordeste responde por 98% da produção nacional de melão, sendo responsável por 100% da exportação brasileira, destacando-se os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Pernambuco. Atualmente para que se continue ampliando os mercados interno e externo é necessário que os produtores se tornem mais competitivos, adotando as Normas da Produção Integrada - PI. O Vale do São Francisco possui potencial tecnológico para dar suporte ao crescimento da Produção Integrada de Melão (PI-Me). Entre as vantagens econômicas advindas da PI-Me, cita-se, de forma direta, a minimização dos custos de produção decorrentes de desperdícios e usos inadequados de insumos agrícolas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica do Sistema de Produção Integrada de Melão para o Vale do São Francisco. Com o Sistema de Produção Integrada verificou-se aumento no rendimento de 2,80 t/ha e 8,62% no ºbrix, redução de 33% no número de pulverizações com inseticidas e fungicidas, economia de água da ordem de 53% e 26 e 12% nas doses de nitrogênio e potássio, respectivamente, quando comparado com o sistema convencional.
Thesagro: Melão
Qualidade
Produção
Palavras-chave: Cucumis melo L
Avaliação
Sistema de produção integrada
Viabilidade técnica
Econômica
Brasil
Nordeste
Vale do São Francisco
Melon
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1950.pdf106,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace