Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161674
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRAMOS, A. M. P.
dc.date.accessioned2025-08-04T11:48:18Z-
dc.date.available2025-08-04T11:48:18Z-
dc.date.created2009-01-19
dc.date.issued2008
dc.identifier.citation2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161674-
dc.descriptionA melancia é originária da África tropical e cultivada em diversas partes do mundo. No Brasil, destacam-se como os principais produtores Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O Submédio São Francisco é considerado um importante pólo de produção de melancia do país. Nessa zona a melancia é cultivada principalmente por pequenos produtores, por tratar-se de uma exploração de fácil manejo e de baixo custo de produção se comparada a outras hortaliças e frutas ali exploradas. Entretanto, para se tomar uma atividade lucrativa é necessário que os produtores alcancem além de uma alta produtividade uma adequada rentabilidade econômica. Foram conduzidos dois experimentos, um na Embrapa Semi-Árido em Petrolina-PE, em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar substratos a base de pó de coco associado a soluções nutritivas para produção de mudas de melancia, onde foram testadas dez soluções nutritivas em duas cultivares de melancia (Opara e Top gun) e o segundo foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro, na Embrapa Semi-Árido, com o objetivo de avaliar o desempenho agronômico e a qualidade dos frutos de melancia em diferentes espaçamentos, onde foram testados três espaçamentos (2,0 x 0,3, 2,0 x 0,4 e 2,0 x 0,5 m) e seis cultivares distintas (Híbrido Triplóide CPATSA, Extasy Seedless, BRS Soleil, BRS Kuarah, Sugar Baby e Smile). Nos dois experimentos, as análises de variância foram realizadas através do teste F e as médias comparadas através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. As combinações de pó de coco associado à solução nutritiva de Hoagland a 50 e 100% e com aminoagro raiz, mostraram-se promissoras para a formação de mudas de melancia. De maneira geral, não foram observadas diferenças com relação à qualidade dos frutos de melancia e rendimento com o adensamento do plantio, as diferenças ocorridas foram em função das diferenças entre as cultivares avaliadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo
dc.subjectNordeste
dc.subjectSubmédio
dc.subjectVale do São Francisco
dc.titleProdução de mudas e avaliação de densidades de plantio de melancia no Submédio São Francisco.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroEspaçamento
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroMuda
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.nalthesaurusWatermelons
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro, BA. Coorientada por Rita de Cássia Souza Dias, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent289 f.
riaa.ainfo.id161674
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-04
dc.contributor.institutionANAMARIA RIBEIRO PEREIRA RAMOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Melancia-Producao-de-mudas...2008.pdf41,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace