Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161686
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MISTURA, C.
MOREIRA, J. N.
SILVA, G. C. da
BRANDÃO, W. N.
ROMÃO, R. L.
SANTANA, A. dos S.
MOREIRA, J. A. de S.
SOUZA, T. C. de
SANTIAGO, E. J. P.
Additional Information: Claudio Mistura, UNEB/DTCS; José Nilton Moreira, CPATSA; Grécia Cavalcanti da Silva, UNEB/DTCS; Wiliton Neves Brandão, UNEB/DTCS; Roberto Lisboa Romão, UEFS; Andréa dos Santos Santana, UEFS; José Armando de Sousa Moreira, UNEB/DTCS; Toni Carvalho de Souza, UNEB/DTCS; Edgo Jackson Pinto Santiago, UNEB/DTCS.
Title: Freqüência do gênero Stylosanthes e atributos físicos do solo na microrregião de Juazeiro-BA.
Publisher: In: ENCONTRO DA REDE DE RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS DO ESTADO DA BAHIA, 3.; SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS DE PLANTAS CULTIVADAS NO NORDESTE BRASILEIRO, 2., 2008, Vitória da Conquista. Resumos expandidos... Vitória da Conquista: UESB, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Forrageira nativa
Região semi-árida
Bahia
Juazeiro.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência de ocorrência do gênero de Stylosanthes e os atributos físicos do solo na microrregião de Juazeiro no Submédio do São Francisco no Estado da Bahia ? BA, compreendido por 10 municípios, onde foi realizado o levantamento florístico dos acessos do gênero Stylosanthes, seguido por coleta de solo na profundidade 0-20 cm, apenas nos locais de coleta de acessos que apresentavam flor e/ou fruto. Foi verificado que o gênero ocorreu em 87,2 % dos 47 pontos georeferenciados e, destes, 75,6% foram coletados na altitude entre 400 a 499 m. Quanto aos atributos do solo onde foram coletados os acessos, a textura foi entre franco a areia, com maior predominância areia franca (42%) e franco arenoso (27%), a densidade do solo (Ds) com 96,67% (>1,40 kg/dm3 ) acima do ideal de 1,20-1,40 kg/dm3 para solos arenosos e a densidade de partícula (Dp) estando dentro dos limites estimado de 2,3 a 2,9 kg/dm3 . Já, a porosidade total (PT) nenhum dos solos foi considerada ideal (= ou > 50%) e a matéria orgânica não houveram solos classificados com média (16-30 g/kg) e boa (>30 g/kg). A vegetação predominante no local de coleta dos acessos de Stylosanthes foi de 56,1% em caatinga e 19,5% em caatinga arbórea entre outras. Palavras?chave: física do solo, forrageira nativa, leguminosa, semi-árida
Thesagro: Leguminosa
Solo.
NAL Thesaurus: Stylosanthes
Soil.
Data Created: 2009-02-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB2220.pdf116,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace