Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162241
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, M. A.
dc.contributor.authorSANTOS, C. A. F.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, I. D.
dc.contributor.authorSILVA, E. F. dos S.
dc.date.accessioned2017-11-09T23:15:41Z-
dc.date.available2017-11-09T23:15:41Z-
dc.date.created2008-02-22
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationHorticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162241-
dc.descriptionOs sistemas de adaptação ao xerofitismo, como raízes modificadas, podem viabilizar a exploração como hortaliças de espécies de ocorrência espontânea ou endêmicas no Semi-Árido brasileiro, ampliando as opções de exploração agrícola na região. Neste trabalho foram estimadas correlações fenotípicas e efetuadas análises de agrupamento em 35 plantas de batata-de-vaqueiro (Mandevilla tenuifolia (Mikan) Wood) coletadas no município de Casa Nova, BA, de forma a orientar trabalhos de prospecções genéticas e aproveitamento do tubérculo da espécie como uma hortaliça dependente de chuvas. Observou-se nas áreas amostradas reduzido número de indivíduos devido, principalmente, à predação por suínos. O peso do tubérculo apresentou correlações positivas e significativas com o peso da parte aérea e o diâmetro do tubérculo, sendo estas variáveis indicadas na seleção indireta para maior peso do tubérculo. O teor de sólidos solúveis totais (SST) correlacionou-se positivamente e significativamente com o peso da parte aérea e o comprimento da planta, caracteres que podem assim ser usados para a seleção indireta de plantas com maior teor de SST. Os indivíduos foram agrupados independentemente do local de coleta, formando basicamente dois grandes grupos, com 18 e 15 indivíduos nos grupos 1 e 3, respectivamente. Os dois indivíduos do grupo 2 foram agrupados separadamente, devido, principalmente, aos maiores pesos da planta, da parte aérea e do tubérculo, quando comparados aos demais. A análise de agrupamento indica que prospecções de germoplasma podem ser realizadas de forma ampla, sem considerar áreas especificas, sendo que indivíduos excêntricos podem ser encontrados.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBatata-de-vaqueiro
dc.subjectVegetable
dc.titleCorrelações fenotípicas e análise de agrupamento em populações de batata-de-vaqueiro (Mandevilla tenuifolia (Mikan) Wood).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-11-09T23:15:41Zpt_BR
dc.subject.thesagroHortaliça
dc.subject.thesagroGermoplasmapt_BR
dc.description.notesEdição dos Anais do 47. Congresso Brasileiro de Olericultura; 4. Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro, ago. 2007.
riaa.ainfo.id162241
riaa.ainfo.lastupdate2017-11-09
dc.contributor.institutionMarciene A. Rodrigues, CNPq; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; Ítalo Dourado Teixeira, CNPq; Ednaldo Francisco dos Santos Silva, CNPq.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB1632.pdf103.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace