Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162308
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, F. de F.
COSTA, E. F. de M.
DIAS, R. de C. S.
QUEIROZ, M. A. de
Additional Information: Flávio de França Souza, CPAF-RO; Elizângela Ferreira de Melo Costa, Faculdade São Lucas; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; Manoel Abilio de Queiróz, UNEB.
Title: Desempenho agronômico e divergência genética de genótipos de melancia.
Publisher: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.
Language: pt_BR
Notes: Edição dos Anais do 47. Congresso Brasileiro de Olericultura; 4. Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro, ago. 2007.
Keywords: Análise multivariada
Melhoramento genético
Watermelon.
Description: O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho agronômico e estimar a divergência genética entre genótipos de melancia, avaliados. O ensaio foi conduzido na Estação Experimental da Embrapa Rondônia, em Presidente Médici-RO. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com 15 tratamentos, quatro repetições e parcelas de 10 plantas. Os tratamentos constituíram-se de híbridos comerciais e linhagens F6 e F8 da Embrapa Rondônia. Avaliaram-se: peso de fruto (PMF), teor de sólidos solúveis (TSS); Diâmetro longitudinal (DLF) e transversal (DTF) de fruto; relação DLF/DTF; espessura de casca no pedúnculo (ECP) e na cicatriz floral (ECF), número de sementes por fruto (NSF), comprimento (CDS) e largura de sementes (LDS); e produtividade (PRD). Estimou-se a importância relativa dos caracteres usando método de Singh. Agruparam-se os genótipos utilizando-se o método hierárquico de Ward, baseado na distância de Mahalanobis. Verificou-se grande variabilidade no germoplasma avaliado e o híbrido ?Starbrite? apresentou melhor desempenho agronômico. As linhagens Cpafro 1061 e Cpafro 2085 foram os genótipos mais similares e os híbridos TPC00250 e ?Mirage? foram os mais divergentes. O DLF foi a variável com maior participação na divergência genética entre os genótipos. Houve a formação de dois grupos de divergência, sendo o primeiro composto pelos híbridos ?Mirage? e ?Starbrite? e o segundo pelos demais genótipos [?Top Gun?; ?Jetstream?; TPC00250; TPC 00398, ?Eureka?, TPC00248, TPC00779 e linhagens da Embrapa Rondônia].
Thesagro: Melancia
Citrullus Lanatus.
Data Created: 2008-02-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1680.pdf61,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace