Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162384
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARREIROS, D. C.
OLIVEIRA, L. S.
PEREIRA, L. G. R.
AZEVÊDO, J. A. G.
FERREIRA, A. L.
ZAMPARONI, V. R.
BOMFIM, M. A. D.
PEDREIRA, M. S.
LOURES, D. R. S.
Additional Information: D. C. Barreiros, CNPq; L. S. Oliveira, CNPC; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CPATSA; J. A. G. Azevêdo, UESC; A. L. Ferreira, FAPESB/UESC; V. R. Zamparoni, UESC; M. A. D. Bomfim, CNPC Caprinos; M. S. Pedreira, UESB; D. R. S. Loures, CNPq.
Title: Efeito da adição de raspa de mandioca no perfil fermentativo da silagem do co-produto da extração do palmito da pupunha (Bactris gasipaes Kunth).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 4.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 13., 2007, Londrina. A zootecnia frente a novos desafios: anais. Londrina: UEL: ABZ, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Alimentos
Ruminantes
Raspa de mandioca
Description: Na região do Baixo Sul da Bahia, a cukltura da pupunha tem se destacado, a qual apresenta clima e pluviosidade adequados para a exploração desta lavoura visando a produção de palmito. Porém após a extração do palmito da pupunha verifica-se uma grande quantidade de resíduos (folhas, bainhas e partes do caule), o que implica preocupação econômica e ambiental relacionada ao destino desses resíduos. O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil fermentativo das silagens do co-produto agroindustrial da extração do palmito da pupunha in natura, aditivada com raspa de mandioca (10% do peso verde) e emurchecida. Utilizou-se tubos de PVC com 10 cm de diâmetros e 40 cm de comprimento. As abertura dos silos ocorreram aos 1, 3, 5, 14, 28 e 56 dias após a ensilagem. Os valores de pH nã apresentaram diferença significativa (P>0,05) entre os tratamento tendo como média (3,94) no dia 56, no entanto esses valores apresentaram padrão de mudança cúbico ao longo dos dias com o valor mínimo sendo atingido no dia 14 para todos os tratamentos. A adição da raspa da mandioca na ensilagem reduziu o teor de PB (3,65%) e elevou o teor de MS (21,23%), mas não reduziu os valores de pH (3,93) e N-NH3/NT (8,65%) apresentando diferença significativa (P,0,05) para os demais tratamentos. A adição da raspa de mandioca na silagem do co-produto da pupunha teve efeito positivo no teor de MS, não comprometeu a qualidade da silagem.
Thesagro: Nutrição
Data Created: 2008-03-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitodaadicaoderaspa.pdf24,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace