Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162447
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, A. J. C.
PEIXOTO, R. de M.
ANDRADE, N. P. C.
NOGUEIRA, D. M.
KREWER, C. da C.
ALENCAR, P. H. P.
COSTA, M. T. da
Additional Information: Andrei Jael Cardoso Coelho, UNIVASF
Pedro Henrique Paes Alencar
Nara Patrícia Cavalcanti Andrade, FACEPE
Mateus Matiuzzi da Costa, UNIVASF.
DANIEL MAIA NOGUEIRA, CPATSA
Rodolfo de Moraes Peixoto, FACEPE
Cristina da Costa Krewer, UNIVASF
Title: Eficácia de três métodos empregados no controle da mastite estafilocócica em cabras leiteiras criadas no município de Santa Maria da Boa Vista, PE.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Mastite
Controle
Staphylococcus spp.
Description: A mastite é a inflamação da glândula mamária, com alterações físicas, químicas e microbiológicas no leite e alterações no tecido da glândula mamária, o que promove prejuízos econômicos aos criatórios leiteiros. Dada a relevância dos estudos acerca das lternativas para o tratamento e controle da mastite, objetivou-se avaliar métodos de controle da enfermidade em pequenos ruminantes. Foram utilizados animais portadores de mastite subclínica, distribuídos em quatro grupos: grupo um (n = 15) foi o controle cujos animais não receberam nenhum tratamento contra a mastite. No grupo dois (n=11), fez-se a aplicação de uma vacina comercial usada para bovinos leiteiros (Mastaph® ). No grupo três (n=13), empregou-se antimicrobiano (cloxacilina) de aplicação intramamária e no grupo quatro (n=14), fez-se a aplicação da vacina comercial associada ao antimicrobiano cloxacilina. Na associação vacina e antibiótico (grupo 04), observou-se redução significativa (P<0,05) no número de tetos infectados. A utilização apenas do antibiótico cloxacilina (grupo 03) também foi eficiente em reduzir significativamente (P<0,05) a taxa de infecção. O antibiótico a base de cloxacilina pode ser usado isoladamente ou em associação a vacinas anti-mastíticas para controle da mastite estafilocócica em pequenos ruminantes.
Thesagro: Caprino
Vacina.
NAL Thesaurus: Goats.
Data Created: 2009-01-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB2128.pdf106,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace