Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17612
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GREGO, C. R.
VALLADARES, G. S.
BATISTELLA, M.
MIRANDA, E. E. de
Additional Information: Célia Regina Grego (Embrapa Monitoramento por Satélite) Gustavo Souza Valladares ( Embrapa Monitoramento por Satélite); Mateus Batistella (Embrapa Monitoramento por Satélite); Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite).
Title: Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D' Oeste, RO.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Geoestatística
variabilidade espacial.
Description: Tanto o planejamento quanto a sustentabilidade agrícola de projetos de assentamento rural, como o de Machadinho d' Oeste, podem ser beneficiados com informações espaciais da fertilidade do solo. O objeto do trabalho foi identificar a dependência espacial dos macro e micronutrientes do solo de Machadinho d"Oeste, RO, e a existência de correlação entre eles. Foram utilizados 76 pontos de amostragem e determinados os macros e micronutrientes a uma profundidade de 0-10 cm. Para analisar a variabilidade espacial, usou-se a geoestatística, por meio da análise de semivariogramas, interpolação dos dados por "krigagem" e construção de mapas de isolinhas. Para identificar a correlação entre duas variáveis foram construídos e ajustados os "cross" semivariogramas. Os resultados indicam baixo nível de fertilidade devido ao baixo teor de bases e a presença de alumínio e hidrogênio. Houve correlação espacial positiva significativa entre soma de bases com cálcio e magnésio, entre alumínio e hidrogênio e entre pH CaCl2 e pH em água. Já entre alumínio e PH CaCl2 ocorreu correlação negativa e não houve correlação significativa entre os micronutrientes, decorrentes as pequenas manchas com valores máximos discrepantes. A espacialização decorrente da correlação espacial existente evidenciou a baixa fertilidade na maior parte da área de Machadinho d"Oeste, RO.
Thesagro: Fertilidade do Solo.
Data Created: 2007-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013.pdf654,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace