Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17798
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABDON, M. de M.
SILVA, J. dos S. V. da
SALES, G. M. M. de
Additional Information: MYRIAM DE MOURA ABDON, INPE; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; GABRIEL MANCINI MARTINS DE SALES, INPE.
Title: Geotecnologia na educação ambiental: a diversidade da vegetação do Pantanal brasileiro.
Publisher: In: JORNADAS DE EDUCACIÓN REMOTA EN EL ÁMBITO DEL MERCOSUR Y URUGUAYAS DE EDUCACIÓN EN PERCEPCIÓN REMOTA, 6., 2007, Jueves. Jornada... Jueves: SEPLER, 2007. Não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Geotecnologia.
Description: Este trabalho foi organizado com o objetivo de dar suporte a pesquisas ambientais na região do Pantanal e ser utilizado como material didático. O Pantanal brasileiro está inserido na Bacia do Alto rio Paraguai (BAP) e ocupa uma área de 138.183 km2. Essa região é carente de informações devido a grande dificuldade de realização de trabalhos de campo provocada pela ocorrência de ciclos periódicos de inundação. Desenvolvido em forma de multimídia esse trabalho reúne 575 fotografias organizadas em capítulos segundo as sub-regiões do Pantanal brasileiro. Para a estruturação das informações foi utilizado o software Macromedia Flash Professional 8. Cada capítulo descreve as principais características ambientais de cada sub-região do Pantanal brasileiro tais como delimitação e localização, geologia, geomorfologia, hidrologia, vegetação e sistema produtivo. As informações ambientais foram obtidas dentro do âmbito do Projeto Levantamento e mapeamento dos remanescentes da cobertura vegetal do bioma Pantanal, período de 2002 na escala de 1:250.000 - PROBIO-Pantanal e num banco de dados multitemático do Pantanal, estruturado em SIG/SPRING. Cada sub-região é representada por imagens, em composição colorida, obtidas do satélite Landsat 7 e recortadas. Essas imagens trazem localizados os pontos que são acessos para as fotos aqui apresentadas, cuja localização foi feita em função de coordenadas obtidas em campo por GPS. As fotografias trazem informações sobre os tipos de vegetação: Floresta Estacional Semidecidual (Mata), Floresta Estacional Decidual (Mata Seca), Savana (Cerrado), Savana Estépica (Chaco), Formações Pioneiras, Áreas de Tensão Ecológica ou Contatos Florísticos e Pecuária sobre pastagem plantada. Além disso, a cada fotografia também estão associadas informações sobre o tipo de solo, relevo e grau de inundação, município, Estado, coordenadas geográficas obtidas por GPS no ponto observado e data da aquisição da foto. O esforço para disponibilizar informações sobre os diferentes tipos de vegetação do Pantanal, retratando a diversidade de ambiente resultou no livro digital "Fisionomias da Vegetação nas Sub-regiões do Pantanal Brasileiro".
Thesagro: Meio ambiente
Educação ambiental
Vegetação
NAL Thesaurus: Vegetation
Environmental education
Pantanal.
Data Created: 2009-02-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLGeotecnologiaSelper2007.doc386 kBMicrosoft WordView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace