Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/183775
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCAIXETA, C. B.
dc.contributor.authorCARVALHO, I. M.
dc.contributor.authorMELLO, S. C. M.
dc.date.accessioned2026-04-30T18:00:46Z-
dc.date.available2026-04-30T18:00:46Z-
dc.date.created2002-08-15
dc.date.issued1999
dc.identifier.citationIn: SIMPOSIO DE RECURSOS GENETICOS PARA AMERICA LATINA E CARIBE, 2., 1999, Brasilia, DF. Anais... Brasilia: Embrapa Recursos Geneticos e Biotecnologia, 1999.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/183775-
dc.descriptionCercospora caricis foi selecionado, a partir de levantamentos realizados em diversas regiões do país, como agente potencial para o biocontrole da tiririca (Cyperus rotundus). A tolerância deste fungo a herbicidas poderá ampliar o seu uso, pela associação dos dois métodos de controle, o biológico e o químico. Assim, avaliou-se o crescimento deste em presença a Glyphosate (Gly), Paraquat (Par) e 2,4-D (2,4D) em meio de cultura. Para isso, o fungo foi crescido em frascos de 125 mL contendo 50 mL de meio V8 suplementado com herbicida, sob agitação (150 rpm) a 28 ºC por 5 dias. O crescimento de C. caricis foi influenciado diferentemente pela adição de Gly, Par e 2,4D (0, 5, 50, 500, 5.000 g L-1). Na dosagem de 5.000 g L-1, os três herbicidas reduziram o crescimento em torno de 63%. No entanto, o Par estimulou o crescimento na dose de 5 g L-1 e o 2,4D, na dose de 50 g L-1, enquanto que para o Gly nenhum estímulo foi observado. Para os três herbicidas, o maior efeito negativo sobre o crescimento do fungo foi observado a partir da dose de 500 g L-1. Estes resultados indicam tolerância de C. caricis aos três herbicidas testados, nas dosagens comerciais (em g L-1, 7,2 para o Gly, 4,0 para o Par e 13,7 para o 2,4D) sugerindo a possibilidade de utilização associada dos tratamentos biológico e químico para se obter maior eficiência no controle de C. rotundus.
dc.formatCD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCercospora caricis
dc.subjectGrowth
dc.subjectPlanta daninha
dc.titleCrescimento de Cercospora caricis em meio adicionado de herbicidas.
dc.typeAnais e Proceedings de eventos
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroCrescimento
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroHerbicida
dc.subject.nalthesaurusbiological control
dc.subject.nalthesaurusherbicides
dc.subject.nalthesaurusweeds
riaa.ainfo.id183775
riaa.ainfo.lastupdate2026-04-30
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Caixeta.pdf4,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace