Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/190793
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. I. L. de
dc.contributor.authorBENITO, N. P.
dc.contributor.authorBROSSARD, M.
dc.contributor.authorJORGE, L. A. de C.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, M. de F.
dc.date.accessioned2025-04-10T18:47:59Z-
dc.date.available2025-04-10T18:47:59Z-
dc.date.created2009-02-20
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO, 9.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2., 2008, Brasília, DF. Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais: anais... Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008. 1 CD-ROM. Organizado por Fábio Gelape Faleiro e Austeclínio Lopes de Farias Neto.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/190793-
dc.descriptionTérmitas são insetos sociais que constroem ninhos com formas e características diferenciadas de acordo com a espécie. Dentre as espécies geófagas, algumas constroem seus ninhos sobre a superfície do solo outras em sub-superfície. Além de construírem ninhos subterrâneos, constroem galerias na superfície, que abrangem uma determinada área do solo, deixando protegido o caminho até o forrageamento. Pode-se considerar que a diversidade da macrofauna do solo é importante no Cerrado (Cunha et al., 2006). Os primeiros levantamentos mostram a importância dos térmitas no solo (Brandão, 1991; Dias et al, 1997; Benito et al, 2004; Constantino, 2005). Porém, poucos estudos têm sido feitos para avaliação e caracterização das contribuições destes grupos exploradores do solo na porosidade e estrutura. Se a diversidade das construções, particularmente ninhos superficiais (epígeos) pelas diferentes espécies é facilmente visualizada e descrita, pouca atenção foi dada às estruturas, cavidades, galerias e aterros fomentados pela atividade das colônias. Estas características devem ser particularmente salientadas, tendo como objetivo a manutenção das propriedades físicas do solo. No âmbito de um projeto que leva em consideração a caracterização das estruturas produzidas por diferentes espécies de térmitas no Cerrado, os levantamentos de estruturas evidenciaram construções de galerias na superfície do solo. Os resultados do estudo de feições construídas pelos térmitas do gênero Ruptitermes sp são apresentados neste trabalho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTémitas
dc.titleUma assinatura biogênica estrutural especifica em solo do cerrado: distribuição e caracterização morfologica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroEstrutura do Solo
riaa.ainfo.id190793
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-10
dc.contributor.institutionMaria Inês Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina; Norton Polo Benito, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Michael Brossard IRD França; Lúcio André de Castro Jorge, Embrapa Instrumentação Agropecuária; Maria de Fátima Guimarães, Universidade Estadual de Londrina.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CENARGEN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31062.pdf264.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace