Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/211707
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2002
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: COSTA, J. G. C. da
RAVA, C. A.
ZIMMERMANN, F. J. P.
Additional Information: JOAQUIM GERALDO CAPRIO DA COSTA, CNPAF; CARLOS AGUSTIN RAVA SEIJAS, CNPAF; FRANCISCO JOSE P ZIMMERMANN, CNPAF.
Title: Comparação da eficiência de métodos de seleção em gerações segregantes de feijoeiro-comum considerando a resistência à antracnose e o rendimento.
Publisher: Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 26, n. 2, p. 244-251, mar./abr. 2002.
Language: pt_BR
Description: Vários métodos de melhoramento podem ser utilizados para o desenvolvimento de cultivares de feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.). Com este trabalho, teve-se por objetivo comparar quatro métodos de melhoramento, seleção massal modificada, famílias derivadas de populações nas gerações F3 e F4, e o genealógico, quanto à eficiência na obtenção de linhagens resistentes à antracnose (Colletotrichum lindemuthianum (Sacc. e Magn.) Scrib.) e com alta produtividade. O maior número de linhagens resistentes à antracnose foi obtido pelo método de seleção massal modificada. As linhagens obtidas pelo método de famílias derivadas de população na geração F4 apresentaram a maior variabilidade genética. Considerando conjuntamente a porcentagem de linhagens resistentes à C. lindemuthianum, a produtividade média das linhagens, a variância genética entre as linhagens geradas por cada método, o número e o percentual de linhagens com produtividade superior à testemunha, a eficiência do método variou com o critério utilizado para compará-los. Os genitores e a interação linhagem x local influenciaram a interpretação dos resultados obtidos com os diferentes critérios de avaliação utilizados para a comparação dos métodos de seleção.
Thesagro: Feijão
Phaseolus Vulgaris
Produtividade
Melhoramento Genético Vegetal
Antracnose
Colletotrichum Lindemuthianum
Data Created: 2004-01-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comparacaodaeficienciaCOSTA2002.pdf50,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace