Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212543
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIVERO HERRADA, M.
dc.contributor.authorLEANDRO, W. M.
dc.contributor.authorFERREIRA, E. P. de B.
dc.date.accessioned2020-08-13T11:11:27Z-
dc.date.available2020-08-13T11:11:27Z-
dc.date.created2004-10-06
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationTerra Latinoamericana, v. 35, n. 4, p. 293-299, oct./dic. 2017.
dc.identifier.issn2395-8030
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212543-
dc.descriptionVários estudos têm demonstrado as vantagens da utilização de plantas de cobertura em manter ou melhorar a qualidade do solo e produtividade da cultura. No entanto, os efeitos dessa gestão em feijão comum orgânico em condições de savana, ainda são desconhecidos. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de leguminosas, mucuna (Mucuna pruriens (L.) DC, feijão guandu (Cajanus cajan L.) HUTH, feijão de porco (Canavalia ensiformis), crotalária (Crotalária juncea) em monocultura e em consórcio com milheto (Pennisetum glaucum L.) R. Br. de 1810, na produção de grãos no feijoeiro comum em sistema orgânico de produção sob o sistema do manejo do solo convencional e plantio direto. O experimento foi realizado com a cultivar BRS Pontal, em um delineamento em blocos casualizados. Aos 90 dias após a germinação das plantas de feijão foram avaliadas, o número de vagens por planta (NVP), número de grãos por vagem (NGV), número de grãos por planta (NGP) , peso de 100 grãos (M100G) e produção de grãos. Os resultados mostraram que o número de vagens, número de grãos e produtividade do feijoeiro no sistema orgânico, foram influenciados pelas culturas de cobertura do solo e sistemas manejo do solo, com destaque para mucuna associados com milheto e sistema de plantio direto, que proporcionou o melhor desempenho destes parâmetros. A maior produção de grãos foi observado com a mucuna associados com milho em sistema de plantio direto. A produtividade média de grãos orgânicos foi de 3.8 Mg ha-1. A análise de agrupamento mostrou um efeito marcante de sistemas de manejo do solo sobre os componentes de produção do feijoeiro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFeijão orgânico
dc.titleLeguminosas isoladas e consorciadas com milheto em diferentes sistemas de manejo do solo no feijão orgânico.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPlanta de Cobertura
dc.subject.thesagroFeijão
dc.subject.thesagroPhaseolus Vulgaris
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.subject.thesagroLeguminosa
dc.subject.thesagroMilheto
riaa.ainfo.id212543
riaa.ainfo.lastupdate2020-08-18 -03:00:00
dc.contributor.institutionMARISOL RIVERO HERRADA, UNIVERSIDADE TECNICA DE QUEVEDO, Ecuador; WILSON MOZENA LEANDRO, UFG; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPAF-2017-terra.pdf294.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace