Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254199
Título: Interação genótipos X ambientes de cultivares de algodoeiro avaliadas no cerrado brasileiro.
Autor: MORELLO, C. de L.
SILVA FILHO, J. L. da
FARIAS, F. J. C.
LAMAS, F. M.
PEDROSA, M. B.
RIBEIRO, J. L.
FREIRE, E. C.
Afiliación: Camilo de Lelis Morello, Embrapa Algodão; João Luís da Silva Filho, Embrapa Algodão; Francisco José Correia Farias, Embrapa Algodão; Fernando Mendes Lamas, Embrapa Agropecuária Oeste; Murilo Barros Pedrosa, Fundação Bahia; José Lopes Ribeiro, Embrapa Meio Norte; Eleusio Curvelo Freira, Cotton Consultoria.
Año: 2007
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios: resumos. Uberlândia: ABRAPA: AMIPA: Embrapa Algodão, 2007.
Páginas: p. 114
Descripción: RESUMO: 0 trabalho teve como objetivo estudar a interação genótipos x ambientes de 17 genótipos de algodão em 23locais do cerrado brasileiro, via modelo aditivo para efeitos principais e multiplicativo para a interação (AMMI). Foram utilizados dados de produtividade de algodão em caroço dos Ensaios Regional do Cerrado de cultivares de algodã0, saÍra 2005i2006, conduzidos nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. De acordo com a análise de variância conjunta as fontes de variação genótipos, ambientes e a interação genótipos x ambientes foram signiÍicativas a 5% pelo teste F, evidenciando diferenças de potenciais produtivos entre os genótipos, das condiçÕes edaÍoclimáticas ou de manejo cultural inerentes a cada local e ausência de consistência no desempenho dos genótipos ao longo dos ambientes. Pelo critério de Cornellius, cinco componentes principais foram significativos, captando mais de 83% da variação total, enquanto os dois primeiros captaram 55%. Dois grupos de ambientes foram identificados, um formado pelo locais do Mato Grosso e outro pelos demais, indicando ser possível a exclusão de alguns ambientes de avaliação da rede de ensaios. Merecem destaque as cultivares BRS Buriti e FMT 701 que produziram acima de 4000 kg/ha na média das avaliações e com pouca contribuição para a interação G x A. Palavras-chave:Algodoeiro, cerrados, produçã0, estabilidade e adaptabilidade.
Thesagro: Algodão
Palabras clave: Congresso
Notas: Painel 294.
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
29926.pdf548.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace