Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254217
Título: Melhoramento participativo de milho visando com palha apropriada para artesanato.
Autoria: TEIXEIRA, F. F.
VASCONCELOS, J. H.
CECCON, G.
Afiliação: F. F. Teixeira, Embrapa Milho e Sorgo; J. H. Vasconcelos, Embrapa Milho e Sorgo; Gessi Ceccon, Embrapa Agropecuária Oeste.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 27.; SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE A LAGARTA-DO-CARTUCHO, SPODOPTERA FRUGIPERDA, 2.; WORKSHOP SOBRE MANEJO E ETIOLOGIA DA MANCHA BRANCA DO MILHO, 2008, Londrina. Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo: resumos. Londrina: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2008. Organizado por Alberto Sérgio do Rego Barros.
Conteúdo: O artesanato com palha de milho é uma atividade que vem se expandindo. Desta maneira, à produção de milho são agregadas atividades tão ou mais rentáveis quanto a venda dos grãos. Por outro lado, muitas ações ainda são necessárias para disponibilizar aos agricultores materiais produtivos e com palha adequada ao artesanato. O mercado de sementes de milho não dispõe, no momento, de variedades que atendam aos agricultores que visam o aproveitamento da palha no artesanato. O artesanato tem se tornado uma importante fonte de renda para comunidades rurais. Bonecas, cestos, móveis trançados e outros produtos feitos com a palha do milho têm contribuído para tornar o artesanato rural uma atividade lucrativa e despertado o interesse de empresas dispostas a comercializar esses produtos nos mercados interno e externo. Ao surgir o interesse no uso da palha para o artesanato, se ampliam as possibilidades de renda para o agricultor, pois além da colheita de grãos, a palha pode ser usada para produção de peças ou mesmo ser vendida para outros. A Embrapa Milho e Sorgo mantém o Banco Ativo de Germoplasma de Milho (BAG Milho) que visa suprir os programas de pesquisa e manter a variabilidade genética. Os acessos do BAG Milho possuem variabilidade para diversos caracteres, entre eles, está a palha de milho. Teixeira et al. (2007) indicam acessos que apresentam atributos valorizados pelos artesãos. Entretanto, para que essa variabilidade seja efetivamente empregada é necessário associar os caracteres favoráveis da palha de milho ao bom desempenho agronômico. A maioria das cultivares melhoradas foram desenvolvidas visando ampla adaptação ambiental e a satisfação das exigências da maioria dos consumidores e agricultores. Por essa razão, algumas vezes, necessidades especificas de determinados segmentos não são atendidas pelos programas de melhoramento. Visando contornar essa limitação, o melhoramento participativo se baseia na colaboração entre pesquisadores e produtores para atuar em setores fora da abrangência dos programas de melhoramento; em ambientes caracterizados pela agricultura de subsistência; em situações em que as condições ambientais são muito específicas, ou nos casos em que os usuários necessitem de caracteres incomuns ou combinações desses caracteres (Morris e Bellon , 2004). O objetivo desse estudo foi avaliar variedades do BAG Milho e variedades desenvolvidas por meio do melhoramento participativo quanto caracteres relacionado ao desempenho agronômico e à palha com a participação de pesquisadores, extensionistas e produtores.
Thesagro: Genética
Melhoramento
Notas: Publicação original em CD
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
31049.pdf35.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace