Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254227
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDUARTE, M. M.
dc.contributor.authorÁVILA, C. J.
dc.contributor.authorCARVALHO, E. S. M.
dc.contributor.authorROHDEN, V. S.
dc.date.accessioned2025-07-23T18:48:17Z-
dc.date.available2025-07-23T18:48:17Z-
dc.date.created2008-09-11
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 27.; SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE A LAGARTA-DO-CARTUCHO, SPODOPTERA FRUGIPERDA, 2.; WORKSHOP SOBRE MANEJO E ETIOLOGIA DA MANCHA BRANCA DO MILHO, 2008, Londrina. Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo: resumos. Londrina: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2008. Organizado por Alberto Sérgio do Rego Barros.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254227-
dc.descriptionO Sistema Plantio Direto tem desencadeado o crescimento populacional do percevejo Dichelops melacanthus, que vem causando danos significativos no milho. Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes níveis populacionais do percevejo no rendimento de grãos do milho, visando determinar o Nível de Dano Econômico (NDE) dessa praga paÍa a cultura. A pesquisa foi conduzida na írea experimental da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS. A unidade experimental consistiu de uma gaiola em armação de fero (1,0m x 0,90m x 0,90m), que abrangia cinco plantas de milho. As plantas de milho, quando apresentavam uma folha, foram submetidas a diferentes níveis de infestação do percevejo (0, 2, 4,6 e 8 percevejos/gaiola), durante l0 dias. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados com cinco repetições. Após o período de infestação, os percevejos e as gaiolas foram retirados da unidade experimental, sendo as plantas pulverizadas com inseticida para eliminar o efeito de outras pragas. O ensaio foi conduzido ate a colheita para determinação do rendimento de grãos nos diferentes tratamentos. Os valores de rendimento de grãos obtidos nas unidades experimentais foram submetidos à análise de regressão para detetminação do NDE da praga na cultura, considerando o custo de controle (aplicação de inseticida via semente e uma pulverização de inseticida). Foram constatadas relações significativas e negativas entre os níveis de infestação do percevejo e os valores de rendimento de grãos de milho. Verificou-se que o nível de dano para o controle do D. melacanthus na cultura do.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFitossanidade
dc.titleNível de dano do Percevejo Barriga-verde, Dichelops melacanthus (Dallas 1851) (Hemiptera: Pentatomidae) na cultura do milho.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMilho
dc.format.extent2p. 194.
riaa.ainfo.id254227
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionMarcela Marcelino Duarte, UFGD; Crébio José Ávila, Embrapa Agropecuária Oeste; Evanir S. M. Carvalho, Usina Maracaju; Vanessa S. Rohden, UEMS.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31034.pdf500.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace