Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLAMAS, F. M.
dc.contributor.authorSTAUT, L. A.
dc.date.accessioned2025-07-23T19:48:13Z-
dc.date.available2025-07-23T19:48:13Z-
dc.date.created2008-01-16
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios: resumos. Uberlândia: ABRAPA: AMIPA: Embrapa Algodão, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254318-
dc.descriptionRESUMO - Com o objetivo de avaliar a produção de biomassa seca de diferentes espécies vegetais cultivadas isoladas ou consorciadas com leguminosas e seus efeitos sobre a produtividade do algodoeiro cv. BRS Cedro, Íoi realizado um experimento em Primavera do Leste, MT, no ano agrícola de 2005/2006. As espécies avaliadas foram semeadas imediatamente após a colheita da soja, no início de março de 2005. Trinta dias antes da semeadura do algodoeiro, foifeita dessecação das plantas com o herbicida glifosato. 0 algodoeiro foi semeado em dezembro/20OS, utilizando-se o espaçamento, entre fileiras, de 0, 90 m. lmediatamente antes da semeadura do algodoeiro, foram feitas amostragens com o objetivo de quantificar a biomassa seca sobre a superfície do solo, as quais foram repetidas nos meses de fevereiro, março, abril e junho de 2006. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. Considerando a quantidade de biomassa existente quando da semeadura do algodoeiro e a sua persistência, Brachiaria ruziziensis, B. decumbens, Panicum maximum cv. Mombaça e P maximum cv. Tanzânia e B. brizanta cv. Xaraés, são adequadas para a produção de palha, quando semeadas, imediatamente, após a colheita da soja. As espécies avaliadas não interferiram no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade de fibra do algodoeiro. Palavras chave: sistema plantio direto, algodoeiro, rotação de culturas * Trabalho parcialmente financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Algodão de Mato Grosso - FACUAL.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCongresso
dc.titleBiomassa seca de diferentes espécies vegetais e o cultivo do algodoeiro em SPD no cerrado.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.description.notesPainel 91.
dc.format.extent2p. 132
riaa.ainfo.id254318
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionFernando Mendes Lamas, Embrapa Agropecuária Oeste; Luiz Alberto Staut, Embrapa Agropecuária Oeste.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29932.pdf518.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace