Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254696
Title: Sobrevivência de Brasyrhizobium spp. em sementes de soja tratadas com fungicidas e seus efeitos na nodulação das plantas.
Authors: MERCANTE, F. M.
COSTA, M. R.
KAWSKI, N. L.
TARASIUK, V. A.
GOULART, A. C. P.
Affiliation: Fábio Martins Mercante, Embrapa Agropecuária Oeste; M. R. Costa, Universidade Federal da Grande Dourados; N. L. Kawski, Bióloga; Vladimir A. Tarasiuk, Embrapa Agropecuária Oeste; Augusto Cesar Pereira Goulart, Embrapa Agropecuária Oeste.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: livro de resumos. Gramado: SBCS: UFRGS Solos, 2007.
Pages: p. 33
Description: A avaliação da compatibilização das práticas de inoculação de rizóbios com elevada eficiência simbiótica e o tratamento das sementes de soja com fungicidas é de grande importância para o incremento dos rendimentos da soja no Brasil, de forma sustentável. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar os possíveis efeitos de toxicidade de diferentes fungicidas na sobrevivência das bactérias fixadoras de N, nas sementes de soja e seus efeitos na nodulação das plantas. Os estudos foram conduzidos em laboratorio e sob condições de casa de vegetação. Em ambos os ensaios, as sementes de soja foram tratadas com os seguintes fungicidas: (1) Fluquinconazole (doses 300, 350 e 400 mL/100kg sementes); (2) Carboxin + thiram; (3) Carbendazin + thiram (Produtos A e B); (4) Fludioxonil + metalaxyl-M; e (5) (Fludioxonil + metalaxyl-M) + thiabendazole. Foram incluidos três tratamentos sem aplicação de fungicidas, sendo dois sem adição de inoculante (com e sem adubação mineral nitrogenada) e outro apenas inoculado com a mistura das estirpes. Nas avaliações de sobrevivência das estirpes de Bradyrhizobium japonicum (SEMIA 5079 e SEMIA 5080) foi observada uma redução significativa na concentração das células bacterianas nas sementes de soja, após 48 horas de contato com a maioria dos fungicidas testados. As sementes que não foram tratadas com fungicidas, recebendo apenas a inoculação das estirpes de rizóbio, não sofreram alterações significativas até 48 horas da aplicação do inoculante. Da mesma forma, o tratamento das sementes com os fungicidas Fluquinconazole (doses 300 e 350) e Fluodioxonil + metalaxyl-M+ thiabendazole não afetaram a sobrevivência dos rizóbios após 48 horas de contato com o inoculante. Os fungicidas com os princípios ativos Fluquinconazole (dose 350), Carboxin + Thiram e Fludioxonil + metalaxiyl-M + thiabendazole afetaram negativamente a massa nodular das plantas de soja, enquanto outros produtos com principios ativos diferentes demonstraram ser compatíveis com a inoculação de rizóbios nas sementes.
Thesagro: Soja
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAO)

Files in This Item:
File SizeFormat 
29939.pdf293.83 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace