Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254926
Title: Atributos biológicos como indicadores de sustentabilidade do solo na região do cerrado.
Authors: DIAS, A. M.
SILVA, R. F. da
BORGES, C. D.
MERCANTE, F. M.
Affiliation: A. M. Dias, Universidade Federal da Grande Dourados; Rogério Ferreira da Silva, Bolsista pós-doutorado júnior CNPq/Embrapa Agropecuária Oeste; Clóvis Daniel Borges, Centro Universitário da Grande Dourados; Fábio Martins Mercante, Embrapa Agropecuária Oeste.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: livro de resumos. Gramado: SBCS: UFRGS Solos, 2007.
Pages: p. 138
Description: A macrofauna invertebrada do solo desempenha um papel importante no funcionamento do ecossistema, pois ocupa diversos níveis tróficos dentro da cadeia alimentar do solo e afeta a produção primária de maneira direta e indireta. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade (riqueza de grupos taxonômicos) e densidade de indivíduos da comunidade da macrofauna de invertebrados do solo em sistemas de produção agropecuária. O trabalho foi desenvolvido no campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste, Municipio de Dourados, MS, num Latossolo Distroférrico Típico, sob quatro diferentes sistemas de manejo do solo: sistema convencional (SC), sistema plantio direto com rotação de culturas (SPD), sistema de integração lavoura/pecuária (SI) e pastagem contínua (PC), além de sistema com mata nativa (MN), como referencial para comparação. foram realizadas na safra de verão 2005/2006, em sistemas de produção implantados lução implantados há doze anos. Em cada sistema, foram retirados cinco monólitos de solo de 0,25 x 0,25m de largura e 0,30m de profundidade, de onde foram extraídos os componentes da fauna, para posterior identificação. Os valores de densidade total de individuos da comunidade de macroinvertebrados do solo sob os diferentes sistemas de manejo: SPD, SI, PC e SC foram semelhantes entre si, no entanto, significativamente inferiores aos valores encontrados na o referencial para comparação. As avaliações foram vegetação nativa. Em relação à riqueza de grupos taxonómicos, o sistema com vegetação nativa, SPD, SI e PC foram semelhantes entre si, no entanto, significativamente superiores ao do SC, concluindo-se que os sistemas com menor interferência antrópica propiciam as condições mais favoráveis para o equilíbrio dinâmico do solo.
Thesagro: Solo
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAO)

Files in This Item:
File SizeFormat 
29943.pdf246.71 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace