Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254950
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBORGES, C. D.
dc.contributor.authorSILVA, R. F. da
dc.contributor.authorROSCOE, R.
dc.contributor.authorMERCANTE, F. M.
dc.date.accessioned2025-07-28T17:48:25Z-
dc.date.available2025-07-28T17:48:25Z-
dc.date.created2008-01-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: livro de resumos. Gramado: SBCS: UFRGS Solos, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254950-
dc.descriptionAs práticas de manejo nos sistemas de cultivo desempenham um papel importante no equilíbrio biogeoquímico do solo. Neste contexto, os atributos microbiológicos têm sido propostos como sensíveis indicadores para detecção de alterações no solo em função do manejo adotado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sistema plantio direto na qualidade do solo, utilizando como indicadores a matéria orgânica do solo, a biomassa microbiana, sua atividade e seus indices derivados. Os estudos foram conduzidos na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados-MS, num Latossolo Vermelho distroférrico, textura muito argilosa. Avaliaram-se os sistemas: sistema convencional (SC); sistema plantio direto (PD), subdividido em três faixas, sendo duas com soja e uma com milho, no verão, em rotação com trigo, aveia e nabo forrageiro, no inverno; e um sistema natural (SN). Os tratamentos foram instalados em 1996, em áreas cultivadas por vinte anos sob sistema convencional, com a sucessão soja/trigo. As amostras foram retiradas na profundidade de 0-10cm, durante o florescimento pleno das culturas de verão e inverno, entre os anos de 2001 e 2006. Os valores de matéria orgânica, carbono na biomassa microbiana e atividade microbiana foram significativamente superiores no SN (p<0,05), em comparação aos demais sistemas. Entre os sistemas sob interferência antrópica, não foram constatadas diferenças para esses indicadores. Quanto ao quociente metabólico (qCO2) e o quociente microbiano (Qmic), não houve diferenças entre os sistemas de uso e entre esses e o ambiente natural. Concluiu-se que a adoção do sistema plantio direto, durante dez anos, após vinte anos de plantio convencional, não foi eficiente em melhorar a qualidade do solo estudado, em relação ao sistema convencional de cultivo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDinâmica do carbono da biomassa microbiana do solo em diferentes sistemas
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCarbono
dc.format.extent2p. 140
riaa.ainfo.id254950
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-28
dc.contributor.institutionClóvis Daniel Borges, Centro Universitário da Grande Dourados; Rogério Ferreira da Silva, Bolsista pós-doutorado júnior CNPq/Embrapa Agropecuária Oeste; Renato Roscoe, Embrapa Agropecuária Oeste; Fábio Martins Mercante, Embrapa Agropecuária Oeste.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
29944.pdf271.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace