Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254951
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGLAESER, D. F.
dc.contributor.authorMERCANTE, F. M.
dc.contributor.authorALVES, M. A. M.
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, A.
dc.date.accessioned2025-07-28T17:48:28Z-
dc.date.available2025-07-28T17:48:28Z-
dc.date.created2008-01-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: livro de resumos. Gramado: SBCS: UFRGS Solos, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254951-
dc.descriptionA caracterização de sistemas sob cultivos orgánicos de produção constitui-se numa importante ferramenta para a identificação dos parâmetros de sustentabilidade. Desta forma, pretendeu-se avaliar indicadores microbiológicos de qualidade do solo em função dos diferentes tipos de manejo orgânico utilizados numa propriedade no município de Glória de Dourados, MS, onde o cultivo de café (Coffea arabica) é a principal atividade. As avaliações foram realizadas nos meses de agosto/2004 e abril/2005, em parcelas de 1000 m², envolvendo cinco sistemas: (1) Sistema sob cultivo orgânico de café adensado: modificado para um sistema menos adensado; (2) Sistema sob café orgânico consorciado com banana e acácia (Acacia mangium); (3) Sistema de café orgánico modificado com a introdução de Ipé (Tabebuia sp); (4) Pastagem em área adjacente, para comparação; (5) Mata nativa (Cerrado), para ser utilizada também como padrão comparativo. As amostragens de solo foram realizadas a uma profundidade de 0-10 cm. sendo obtidas amostras compostas na 1ª e 2 coletas, de 06 e 07 sub-amostras, respectivamente, ao longo de um transecto transversal. Para avaliação dos teores de carbono da biomassa microbiana (C-BMS), utilizou-se o método da fumigação-extração, as análises da atividade microbiana foram realizadas pelo método da respirometria (evolução de CO₂). Avaliou-se ainda, indices derivados, como quociente metabólico e quociente microbiano. O sistema natural apresentou maiores valores de C-BMS e atividade microbiana nas duas épocas de avaliação, sendo os teores de C-BMS estatisticamente similares aos sistemas sob café adensado e sob café intercalado com banana e acácia, na 1ª avaliação. Quanto ao quociente metabólico, somente houve diferença significativa na segunda coleta, com os menores valores obtidos para o sistema natural, que também apresentou maior valor de quociente microbiano. De modo geral, os resultados indicam que a diversificação de culturas e a incorporação de compostos orgánicos em cultivos de café favorecem o desenvolvimento da comunidade microbiana.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleBiomassa microbiana do solo e índices derivados como indicadores de qualidade do solo cultivado com café sob diferentes formas de manejo orgânico.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCafé
dc.format.extent2p. 140
riaa.ainfo.id254951
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-28
dc.contributor.institutionD. F. Glaeser, Estudante de Mestrado; Fábio Martins Mercante, Embrapa Agropecuária Oeste; M. A. M. Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Aroldo da Silva Júnior.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
29945.pdf445.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace