Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/275749
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOFIATTI, V.
dc.contributor.authorSILVA, O. R. R. F. da
dc.contributor.authorGURJÃO FILHO, H.
dc.contributor.authorANSELMO, G. C. dos S.
dc.date.accessioned2025-09-28T07:40:38Z-
dc.date.available2025-09-28T07:40:38Z-
dc.date.created2007-10-08
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios: anais. [Brasília, DF]: ABRAPA
dc.identifier.citation[Patos de Minas]: AMIPApor
dc.identifier.citation[Campina Grande]: Embrapa Algodão, 2007. 1 CD-ROM.por
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/275749-
dc.descriptionObjetivou-se, através do presente trabalho, avaliar a qualidade fisiológica das sementes deslintadas quimicamente em um protótipo desenvolvido na Embrapa Algodão. O delineamento utilizado no experimento foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, em esquema de parcelas divididas no tempo, sendo os tratamentos de deslintamento, as parcelas e o período de armazenamento, as subparcelas. Nas parcelas foram alocados os tratamentos de deslintamento, constituídos pelos períodos de exposição das sementes ao ácido sulfúrico de dois, três e quatro minutos, no protótipo, além do deslintamento realizado manualmente na Embrapa Algodão e das sementes com línter. As sementes foram avaliadas quanto à sua qualidade fisiológica, logo após o deslintamento e aos 30 dias de armazenamento. As características analisadas foram: primeira contagem de germinação (PCG), germinação (TG), Emergência em campo (EC) e índice de velocidade de emergência (IVE). Os resultados mostraram que o tempo de exposição das sementes ao ácido sulfúrico de dois minutos foi insuficiente para a completa remoção do línter. Entretanto, o tempo de exposição das sementes ao ácido por um período de três minutos, proporcionou eficiente remoção do línter, além de sementes com elevada qualidade fisiológica.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDeslintamento químico
dc.subjectGerminação do algodão
dc.subjectVigor do algodão
dc.titleQualidade fisiológica de sementes de algodão deslintadas quimicamente em um protótipo desenvolvido pela Embrapa Algodão.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁcido Sulfúrico
dc.description.notesProdução e tecnologia de sementes
riaa.ainfo.id275749
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-01 -03
dc.contributor.institutionValdinei Sofiatti, Embrapa Algodão; Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva, Embrapa Algodão; Heretiano Gurjão Filho, UFCG; George Carlos dos Santos Anselmo, UFCG.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QUALIDADE-FISIOLOGICA-SOFIATTI.pdf87.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace