Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/278159
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGOMES, L. de R.
dc.date.accessioned2023-02-27T02:53:20Z-
dc.date.available2023-02-27T02:53:20Z-
dc.date.created2009-03-25
dc.date.issued2007
dc.identifier.citation2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/278159-
dc.descriptionA obtenção de genótipos com alta produtividade, estabilidade e ampla adaptabilidade é um dos principais objetivos no programa de melhoramento genético. Tal obtenção pode ser dificultada devido à variabilidade dos genótipos e resposta de seu desempenho frente às variações ambientais. Em Pernambuco, poucos estudos têm sido conduzidos com esta cultura que aponte para a definição de cultivares mais indicadas para as diferentes microrregiões do Estado. Para que se possa recomendar uma cultivar, faz-se necessário à condução de ensaios em vários locais e anos, para estimar seu potencial produtivo e adaptabilidade de modo generalizado ao ambiente estudado. O objetivo deste trabalho foi estimar a adaptabilidade e estabilidade em nove genótipos de amendoim de porte ereto conduzidos em três microrregiões do Estado de Pernambuco, para recomendação de cultivar. Adicionalmente, considerando o potencial da matéria seca (MS) do amendoim como recurso forrageiro, avaliou-se também a composição bromatológico, avaliaram-se as produções de MS da parte aérea e das cascas do amendoim, teores de proteína bruta, minerais e fibra em detergente ácido (FDA) e em detergente neutro (FDN). Os genótipos BR1, BRS Havana, BRS 151 L7, CNPA 280 AM e L7 Beje destacaram-se para a produção de vagens e sementes, com méida de 3.106 Kg/ha e 2.068 Kg/ha, respectivamente. Verificou-se que a cultivar BRS 151 L7 mostrou também com ampla adaptação e estável nos ambientes estudados. Os genótipos BR 1, BRS Havana e L7 Beje também apresentaram ampla adaptabilidade e alta estabilidade, apenas, para produtividade de sementes. No aspecto bromatológico, observou-se que os genótipos com maior potencial forrageiro são BRS 151 L7, L7 Beje e BR 1. De todos os genótipos avaliados neste estudo, conclui-se que a cultivar BRS 151 L7 é a mais recomendada para o cultivo nos ambientes testados, tanto em nível de estabilidade fenotípica para produção de vagens e sementes como fonte adicional de matéria seca para fins forrageiros.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInterônio genòtipo e ambiente
dc.subjectAdaptação
dc.subjectEstabilidade
dc.subjectArachis hipogaea
dc.titleEstabilidade de genótipos de amendoim e análise bromatológica da matéria seca com potencial forrageiro.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroAmendoim
dc.subject.thesagroComposição Química
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE. Orientador: Péricles de Albuquerque Melo Filho; Coorientadora: Roseane Cavalcanti dos Santos - Embrapa Algodão; Coorientador: Clodoaldo José da Anunciação Filho.
dc.format.extent274 f.
riaa.ainfo.id278159
riaa.ainfo.lastupdate2023-02-26
dc.contributor.institutionLIDINALVA DE RESENDE GOMES.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LIDINALVA-DE-RESENDE-GOMES.pdf335.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace