Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/281688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMATTOS, P. P. de
dc.contributor.authorSALIS, S. M.
dc.contributor.authorBRAZ, E. M.
dc.contributor.authorCRISPIM, S. M. A.
dc.date.accessioned2025-08-12T13:48:20Z-
dc.date.available2025-08-12T13:48:20Z-
dc.date.created2009-08-11
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: CONGRESO LATINOAMERICANO IUFRO, 2., 2006, La Serena. Bosques: la creciente importancia de sus funciones ambientales, sociales y económicas. [Santiago]: INFOR, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/281688-
dc.descriptionA região do Pantanal no Brasil apresenta área aproximada de 140.000 km, com cerca de 30% de florestas naturais distribuídas nas formações de matas estacionais (semidecíduas e decíduas) e savanas (cerradão e cerrado), sendo que a sub-região da Nhecolândia representa 19% dessa área. A sub-região da Nhecolândia apresenta uma fitofisionomia típica, com muitos lagos e “cordilheiras” - paleodiques aluviais cobertos por savanas, savanas florestadas, florestas semi-deciduais e florestas de galeria, áreas não sujeitas a inundação. Algumas espécies arbóreas importantes na região são: Tabebuia impetiginosa, Anadenanthera colubrina var. cebil, Astronium fraxinifolium, Magonia pubescens, Qualea grandiflora, Diptychandra aurantiaca e Terminalia argentea, entre outras. Existe uma preocupação por parte de produtores e técnicos quanto sustentabilidade dessas formações, pois a demanda por madeira para manutenção das propriedades é constante, principalmente para reposição de postes de cerca. O problema fica evidente quando equipes que prestam serviços de manutenção e construção de cercas relatam a substituição de espécies preferenciais ao longo dos anos, devido ao rareamento de ocorrência. O objetivo desse trabalho é indicar práticas para o manejo florestal sustentável das formações florestais do Pantanal da Nhecolândia, dentro do conceito de silvicultura e manejo de precisão das florestas naturais, a partir da recuperação de informações existentes sobre a distribuição das espécies arbóreas na floresta, estudos de crescimento, atributos de solos e características da inundação sazonal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFloresta natural
dc.subjectManejo sustentável
dc.subjectNhecolândia
dc.titleManejo sustentável de florestas naturais do Pantanal da Nhecolândia: primeira abordagem.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusPantanal
dc.format.extent2p. 148.
riaa.ainfo.id281688
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-12
dc.contributor.institutionPATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; SUZANA MARIA DE SALIS, CPAP; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; SANDRA MARA ARAUJO CRISPIM, CPAP.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006-IUFROLAT-MATTOS-Manejo-sustentavel.pdf242.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace