Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWISNIEWSKI, C.
dc.contributor.authorRIBAS, M. E. G.
dc.contributor.authorKRIEGER, A. C.
dc.contributor.authorCURCIO, G. R.
dc.date.accessioned2025-07-18T18:47:47Z-
dc.date.available2025-07-18T18:47:47Z-
dc.date.created1997-11-10
dc.date.issued1997
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Informacao, globalizacao, uso do solo: anais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciencia do Solo, 1997. CD Rom.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303394-
dc.descriptionNo Parque Estadual de Vila Velha, a 25º 30'S e 50º 00'W, em um trecho da Floresta Ombrófila Mista na região de Estepe Gramineo Lenhosa, foi coletada mensalmente a serapilheira durante dois anos. O material do primeiro ano de coleta, separado nas frações folhas, galhos e miscelânea, foi analisado quanto aos teores de macro e micronutrientes e, a partir destes dados, estimou-se a devolução estacional destes elementos ao solo. A floresta, desenvolvida sobre Latossolo Vermelho-Escuro álicoepidistrófico A moderado textura média relevo ondulado, derivado de arenito da Formação Itararé, é composta por 41 espécies distribuidas em 31 gêneros e 24 familias, das quais as mais representativas em termos de número de indivíduos são: Lauraceae, Myrtaceae, Compositae, Flacourtiaceae, Meliaceae, Leguminosae e Araucariaceae. As espécies com maior Indice de Valor de Importância foram: Ocotea odorifera, Araucaria angustifolia, Vernonia sp, Ocotea sp., Casearia inequilatera e Myrcia sp. A floresta apresenta tres estratos, com alturas variando de 9,0 até 36,4 m. O total de serapilheira produzido no segundo ano de observação foi 13,4% superior à do primeiro ano, principalmente no inverno (37,5% a mais).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFloresta ombrofila mista
dc.subjectDeposicao de macronutriente
dc.subjectDeposicao de micronutriente
dc.subjectLatossolo vermelho-escuro
dc.titleDeposição de serapilheira e nutrientes em um trecho de floresta ombrófila mista sobre latossolo vermelho-escuro, no segundo planalto paranaense.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSerapilheira
riaa.ainfo.id303394
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-18
dc.contributor.institutionCELINA WISNIEWSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARIA ELISA GIACOMAZZI RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ADOLF CARL KRIEGER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997-CURCIO-CBCS-Deposicao-de-serapilhera.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace