Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303469
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCURCIO, G. R.
dc.contributor.authorRACHWAL, M. F. G.
dc.contributor.authorDEDECEK, R. A.
dc.contributor.authorWISNIEWSKI, C.
dc.contributor.authorGOMES, E. P.
dc.date.accessioned2025-08-29T16:48:42Z-
dc.date.available2025-08-29T16:48:42Z-
dc.date.created1998-08-17
dc.date.issued1998
dc.identifier.citationIn: REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO E DA AGUA; Agricultura e Sustentabilidade no Semi-Arido, 12., 1998, Fortaleza. Resumos expandidos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciencia do Solo, 1998. p. 38.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303469-
dc.descriptionmunicípio de Irati está situado nas coordenadas 25º 30º latitude sul e 51” longitude oeste. Segundo Kôúppen, a classificação climática é Cfb, mesotérmico úmido, com temperatura média do mês mais quente inferiorà 18º C e com ocorrência de geadas. Os solos da região, predominantemente, derivam de rochas sedimentares de idade permiana e de diques de diabásio do juro-cretáceo . Na localidade de Cerro da Ponte Alta prevalecem os siltitos com intercalações de calcário micrítico da Formação Terezina, sendo também identificada a presença de lentes e camadas areníticas. O relevo caracteriza-se por apresentar encostas com altas declividades, onde ocorrem solos de pequena espessura, com grande suscetibilidade à erosão. A estrutura fundiária é composta por pequenos agricultores, que fazem lavouras de subsistência com baixo grau de manejo tecnológico, de forma conflitiva ao potencial de uso dos solos. Esta pesquisa foi conduzida na propriedade do Sr. Pedro Bertão, típico produtor da região, à excessão deste empregar em parte de sua lavoura, cordões de contorno vegetados com gramíneas (Falaris hibrida e Pennisetum purpureum). Esta técnica foi introduzida pelos técnicos do IAPAR na safra agrícola 92-93. A altura média dos cordões em sua construção era de 40 cm. Atualmente os cordões encontram-se totalmente vegetados, porém dada a falta de manutenção por parte do agricultor, os canais encontram-se assoreados devido ao aporte de sedimentos provenientes da erosão. Todos os anos os solos entre os cordões são explorados com lavouras de fumo, milho e feijão. Topossequencialmente, a encosta convexa-côncava onde se situa a propriedade deste produtor, é composta na parte superior, por Solo Litólico Eutrófico Tb A moderado textura franco-arenoso fase erodida relevo montanhoso, na parte média por, Cambissolo Distrófico Tb raso À moderado textura franco-arenoso relevo forte ondulado e na inferior por, Podzólico Acinzentado Álico epidistrófico Tb A moderado textura franco-arenoso/franco-argilo-arenoso relevo ondulado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectErosion
dc.titleEfetividade de cordões de contorno em diferentes solos no munícipio de Irati (Cerro da Ponte Alta) PR.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCordão em Contorno
dc.subject.thesagroErosão do Solo
dc.subject.nalthesaurussoil
riaa.ainfo.id303469
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-29
dc.contributor.institutionGUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; MARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF; RENATO ANTONIO DEDECEK, CNPF; CELINA WISNIEWSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AAC-1998-CURCIO-Efetividade.pdf163.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace