Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303486
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorIEDE, E. T.
dc.contributor.authorPENTEADO, S. do R. C.
dc.contributor.authorSCHAITZA, E. G.
dc.date.accessioned2025-09-01T12:48:17Z-
dc.date.available2025-09-01T12:48:17Z-
dc.date.created1998-09-25
dc.date.issued1998
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 17.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 8., 1998, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: [s.n.], 1998. p. 764.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303486-
dc.descriptiontornou-se a mais séria ameaça aos plantios de Pinus spp.. Por se tratar de uma praga exótica, a utilização do controle biológico clássico é a prática mais recomendada. Desta forma, para complementação do programa de controle, iniciado em 1989, realizou-se a introdução do parasitóide Megarhyssa nortonii As fêmeas deste parasitóide apresentam um longo ovipositor, podendo atingir as larvas de S. noctilio localizadas a profundidades de até 8 cm, dentro da madeira. Para .a realização da postura, introduzem o ovipositor na madeira, a procura da larva hospedeira, a qual é paralisada devido a uma picada, e na sequência, os ovos são depositados sobre o corpo do hospedeiro. Após a eclosão, as larvas do parasitóide alimentam-se externamente e, após consumir o hospedeiro, transformam-se em pupas. Em 20% da população do parasitóide, a emergência pode ocorrer três meses após a postura. Entretanto, 80% dos insetos emergem um ano após. A introdução deste parasitóide no Brasil, deu-se através de um projeto de cooperação internacional entre o United State Department of Agricultural - Forest Service e do International Institute of Biological Control com a Embrapa Florestas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMegarhyssa nortoni
dc.subjectParasitoide
dc.subjectVespa-da-madeira
dc.titleIntrodução de Megarhyssa nortoni (Hymenoptera, Ichneumonidae) para o controle de Sirex noctilio (Hymenoptera, Siricidae).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSirex Noctilio
dc.subject.nalthesaurusparasitoids
riaa.ainfo.id303486
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-01
dc.contributor.institutionEDSON TADEU IEDE, CNPF; SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; ERICH GOMES SCHAITZA, CNPF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RAC-1998-IEDE-Introducao-de-Megarhyssa.pdf96,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace