Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303506
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCHAIMSOHN, F. P.
dc.contributor.authorCURCIO, G. R.
dc.contributor.authorDEDECEK, R. A.
dc.contributor.authorRACHWAL, M. F. G.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. A. de
dc.contributor.authorGOMES, E. P.
dc.contributor.authorBENASSI, D. A.
dc.contributor.authorSILVA, F. de A. e
dc.date.accessioned2025-09-01T14:48:28Z-
dc.date.available2025-09-01T14:48:28Z-
dc.date.created1998-11-26
dc.date.issued1997
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 3., 1997, Ouro Preto. Do substrato ao solo: trabalhos voluntários. Viçosa: Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 1997. p. 350-354.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303506-
dc.descriptionFoi implantado, em dezembro de 1996, um experimento para avaliação da capacidade de recuperação de áreas com diferentes níveis de perda de solo com o uso das bracatingas comum (Mimosa scabrella) e de Campo Mourão (Mimosa flocculosa), no Polo Regional de Pesquisa Agropecuária do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) de Ponta Grossa. Utilizou-se parcelas de 8x 17 m divididas em duas, em sua largura, plantando-se M. scabrella em uma metade e M. flocculosa na outra, formando subparcelas com área útil de 2 x 15m e 30 plantas cada uma. Nestas parcelas desenvolveu-se, de 1985 a 1994, um ensaio para “Avaliação da erosão em sistemas de produção com tração animal”, cujos tratamentos compreendiam: a. parcela descoberta; b. plantio convencional; ce. preparo mínimo; d. plantio direto, usados neste experimento como diferentes níveis de perda de solo. Avaliações iniciais estão sendo realizadas, porém, com a conclusão deste trabalho, espera-se a recuperação de áreas degradadas e/ou erodidas e retorno econômico através do melhoramento do sistema agroflorestal de pousio com o uso destas espécies.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema agroflorestal
dc.subjectPousio melhorado
dc.subjectÁrea degradada
dc.subjectRecuperação
dc.subjectAgroforestry system
dc.subjectShifting cultivation improvement
dc.subjectReclaimed area
dc.titleAvaliação de bracatinga comum (Mimosa scabrella) e Bracatinga-de-Campo Mourão (M. flocculosa) em cambissolo álico para recuperação de áreas erodidas/degradadas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusenvironmental degradation
riaa.ainfo.id303506
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-01
dc.contributor.institutionFRANCISCO PAULO CHAIMSOHN, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; RENATO ANTONIO DEDECEK, CNPF; MARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF; EMERSON ANTONIO DE OLIVEIRA, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ; EDNILSON PEREIRA GOMES, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ; DÁCIO ANTÔNIO BENASSI, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ; FRANCISCO DE ASSIS E SILVA, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1997-CURCIO-Avaliacao-de-bracatinga.pdf3.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace