Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304863
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMEIJER, A. A. R. de
dc.date.accessioned2025-05-30T18:47:25Z-
dc.date.available2025-05-30T18:47:25Z-
dc.date.created2009-05-27
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Forestry, 2008.
dc.identifier.isbn978-85-89281-17-1
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304863-
dc.descriptionO Brasil é um dos doze países mega-diversos que, juntos, são responsáveis por 70% da diversidade biológica do planeta, sendo as suas florestas o seu grande reservatório de espécies não descritas. Isso é especialmente verdadeiro para os fungos: a estimativa de Hawksworth, de 1991, de 1,5 milhão de espécies, das quais apenas 100.000, ou 7%, estão descritas, é hoje considerada muito conservativa. No estado do Paraná, graças à incansável dedicação de André de Meijer, um inventário dos macrofungos está em andamento há quase três décadas. Mais de 1.700 espécies já foram registradas, das quais cerca de 1.000 são encontradas nas florestas ombrófilas mistas, ou de pinheiro-do-paraná, cobertas por este livro. Cem delas, incluindo representantes de todos os gêneros mais ricos em espécies, são descritas em detalhe. Este livro descreve o trabalho exaustivo de André de 1979 a 2003, uma importante contribuição à micologia brasileira e mundial, e ilustra vinte espécies novas para a ciência. Não somente a informação nele contida será útil a micologistas e naturalistas que trabalham nas nossas florestas, mas as magníficas aquarelas de autoria de quatro artistas do Centro de Ilustração Botânica do Paraná irão encantar os apreciadores da arte da ilustração botânica onde quer que seja. Sinto-me, assim, profundamente honrado em apresentar o livro ‘Macrofungos notáveis das florestas de pinheiro-do-paraná’. Isto me propiciou a oportunidade de ser um dos primeiros a tomar contato com uma obra que trata de um grupo de organismos de fundamental importância para as florestas, porém tão pouco estudados e quase sempre negligenciados em programas de conservação e uso de recursos genéticos.
dc.formatil. color.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMacrofungo
dc.subjectFloresta Ombrófila Mista
dc.subjectFloresta de pinheiro do paraná
dc.subjectMixed rainforest
dc.titleNotable macrofungi from Brazil’s Paraná pine forests = Macrofungos notáveis das florestas de pinheiro-do-paraná.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroCogumelo
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroAraucária Angustifólia
dc.subject.nalthesaurusMushrooms
dc.subject.nalthesaurusFungi
dc.subject.nalthesaurusForestry
dc.description.notesSupervisão editorial e tradução: Maria Angela Lopes de Almeida Amazonas. Edição bilíngue: inglês/português.
dc.format.extent2431 p.
riaa.ainfo.id304863
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-30
dc.contributor.institutionAndré August Remi de Meijer, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.
Aparece en las colecciones:Livro científico (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmbrapaFlorestas-2008-Macrofungos.pdf5.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace