Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304925
Title: Flutuação populacional de Cinara atlantica (Wilson) (Hemiptera, Aphididae) e de seus inimigos naturais em Pinus taeda L. (Pinaceae).
Authors: BARBOSA, L. R.
PENTEADO, S. do R. C.
LAZZARI, S. M. N.
Affiliation: LEONARDO RODRIGUES BARBOSA, CNPF; SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; SONIA MARIA NOEMBERG LAZZARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Date Issued: 2009
Citation: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 11., 2009, Bento Gonçalves. Tecnologia e conservação ambiental: resumos. [S.l.]: Sociedade Entomológica do Brasil: IRGA: Unisinos: Fiocruz, 2009.
Description: O pulgão-gigante-do-pinus, Cinara atlantica, introduzido no Brasil no final da década de 1990, trouxe grande preocupação ao setor florestal, devido à importância dos danos ocasionados em plantios de pínus. O presente trabalho teve como objetivo estudar a flutuação populacional de C. atlantica e de seus inimigos naturais em plantio de Pinus taeda, em Três Barras, Santa Catarina, de junho de 2003 a maio de 2005. As amostragens nas plantas foram visuais e realizadas quinzenalmente, para registro da presença do afideo nas plantas e dos inimigos naturais.
Thesagro: Pinus Taeda
População
Praga
NAL Thesaurus: Cinara atlantica
Keywords: Pulgão-gigante-do-pinus
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009-SINCOBIOL-RODRIGUES-Flutuacao-populacional.pdf545.26 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace