Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305050
Título: Colonização por lixeira (Curatella americana L.) em áreas inundáveis no pantanal da Nhecolândia: evidências a partir de análises dendrocronológicas.
Autoria: SALIS, S. M.
MATTOS, P. P. de
TOMAS, W. M.
Afiliação: SUZANA MARIA DE SALIS, CPAP; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; WALFRIDO MORAES TOMAS, CPAP.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: TALLER RED CYTED/HUMEDALES (406 RTO285), 1., 2007, Corumbá. Efecto de los câmbios globales sobre los humedales: resúmenes. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2007.
Páginas: p. 21.
Conteúdo: No Pantanal, ciclos plurianuais de cheias intensas e de cheias reduzidas têm sido registrados. A biota parece responder a estes ciclos modificando a distribuição e abundância de organismos, chegando a causar alterações na paisagem. A lixeira, espécie arbórea heliófita que ocorre no Pantanal principalmente na bordas das cordilheiras (áreas não sujeitas à inundação), foi avaliada como indicadora deste tipo de mudanças num ciclo plurianual de seca. Este estudo buscou avaliar a distribuição de lixeiras de diferentes idades ao longo de gradientes altitudinais. A amostragem foi realizada em Junho/2005 em gradientes cordilheira–baía (área sujeita a inundações) na fazenda Nhumirim, Pantanal da Nhecolândia. Todas as lixeiras presentes nos gradientes estudados foram amostradas, retirando-se uma amostra (disco) do tronco para a contagem dos anéis de crescimento.
Thesagro: Curatella Americana
Mudança Climática
Série: (Embrapa Pantanal. Documentos, 90).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
POVOA-Colonizacao-por-lixeira.pdf74.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace