Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305891
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2001
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MACHADO, S. do A.
TONON, A. E. N.
OLIVEIRA, E. B. de
FIGUEIREDO FILHO, A.
CARPENEZZI, A. A.
Additional Information: MACHADO, professor sênior do Depto. de Cências Florestais da UFPR; TONON, Curso de Pós-Graduação em Eng. Florestal da UFPR; OLIVEIRA, CARPANEZZI, pesquisadores da Embrapa; FIGUEIREDO FILHO, prof. da Unicentro.
Title: Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
Publisher: Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 19-46, jul./dez. 2001.
Language: pt_BR
Keywords: Densidade inicial
Sitio
Natural stands
Growth
Density and site effects.
Description: Foram analisados os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimento das variáveis: DAP, volume individual (v), área transversal (g), altura média (h) e a altura dominante (hdom) de povoamentos naturais de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) na região metropolitana de Curitiba. Os dados provieram de um experimento de diferentes densidades iniciais, delineados em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, instalados em cinco propriedades diferentes, distribuídos em três classes de sítio (blocos). As parcelas experimentais tinham 325 m2 de área, nas quais, as densidades iniciais (tratamentos) adotadas foram de 2, 4 e 8 mil plantas por hectare e as testemunhas, que em média tinham 25 mil plantas por hectare. Estas parcelas permanentes foram medidas nas idades de 1; 2; 4,1; 5,1; 6,3 e 7,6 anos. Os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre cada uma das variáveis consideradas foram examinados através de análise de variância, seguida do teste de Tukey, quando pertinente. Detectou-se efeito significativo e uma relação inversamente proporcional das densidades iniciais sobre as médias do DAP, v, g e h em todas as idades de medição. A altura dominante não foi influenciada pela densidade inicial. Sítios melhores favoreceram o crescimento das variáveis DAP, volume e alturas médias, bem como a altura dominante em todas as idades.
Thesagro: Crescimento
Mimosa Scabrella.
Data Created: 2002-05-21
ISSN: 1517-6371
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
machado.pdf537,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace