Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307180
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOTOSSO, P. C.
MATTOS P. P. de
SANTANA, D. L. Q.
ZANOL, K. M. R.
Additional Information: Botosso, P. C.; Mattos, P. P. de; Santana, D. L. Q. pesquisadores da Embrapa Florestas.
Title: Alterações anatômicas no caule de plantas jovens de Eucalyptus grandis pelo ataque do psilídeo (Ctenarytaina spatulata TAYLOR, PSYLLIDAE, HEMIPTERA).
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 54.; REUNIÃO AMAZÔNICA DE BOTÂNICA, 3., 2003, Belém, PA. Botânica: desafios da botânica no novo milênio: inventário, sistematização e conservação da diversidade vegetal: resumos. Belém, PA: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal Rural da Amazônia: Museu Emílio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, 2003.
Language: pt_BR
Notes: Resumo.
Keywords: Psilídeo
Ctenarytaina spatulata.
Description: Dentre os insetos da família Psyllidae que atacam o eucalipto, estão os do gênero Ctenarytaina, de origem australiana, introduzidos em vários países, inclusive no Brasil. Estes insetos causam danos indiretos a planta, pela extração da seiva, injeção de substâncias tóxicas e transmissão de viroses. Os danos relacionados a madeira normalmente referem-se à deformação e quebra de fuste em plantas jovens em condições de campo. O objetivo desse trabalho foi descrever as alterações anatômicas no caule, resultantes do ataque de Ctenarytaina spatulata, através da observação microscópica de seções histológicas transversais do caule de plantas jovens de Eucalyptus grandis. Para isso, utilizou-se plantas infectadas pelo inseto e plantas testemunhas, cultivadas em casa de vegetação. Coletou-se amostras transversais compreendendo o ponto de inserção dos primeiros ramos e as áreas adjacentes próximas à base do caule das plantas. Obteve-se secções histológicas, em série, com espessura de 20-25 µm, coloridas em solução aquosa a 1% de safranina e azul de astra (safra-blau) e montou-se lâminas permanentes para análise microscópica. As plantas submetidas ao ataque do inseto apresentaram menor diâmetro do caule e formação de ramos muito próximos uns aos outros, devido ao encurtamento dos entrenós. Diferenças anatômicas quanto ao arranjo dos poros, presença de fibras gelatinosas, emissão de ramos laterais e crescimento secundário foram observadas, resultando na diminuição da resistência da madeira e tornando as plantas sob ataque de Ctenarytaina spatulata mais sujeitas a quebra.
Thesagro: Caule
Eucalyptus Grandis
Planta.
Data Created: 2003-09-22
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003P.BotossoCNBAlteracoes.pdf5,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace