Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/309705
Título: Rejuvenescimento de Ficus enormis (Mart. ex Miq.) Miq. para o enraizamento de estacas caulinares.
Autor: GARCIA, A.
ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.
CARPANEZZI, A. A.
TAVARES, F. R.
DOBIGNIES, A.
Afiliación: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF; FERNANDO RODRIGUES TAVARES, CNPF; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Año: 2003
Referencia: Brazilian Journal of Plant Physiology, Campinas, v. 15, supl., p. 137, 2003.
Descripción: Como desenvolvimento urbano e agropastoril, os remanescentes florestais tornam-se cada vez menores, sendo necessária a reabilitação de ecossistemas degradados, fato que torna indispensável a produção de mudas de espécies nativas em quantidade e a custos aceitáveis. O gênero Ficus está amplamente difundido no Brasil e sua participação nas atividades de recuperação é importante, por sua interação acentuada com a fauna. Ficus enormis é uma das espécies mais encontradas nas regiões Sudeste e Sul. A grande dificuldade está na produção de mulasjá, que os frutos, sicônios, produzem sementes com baixo poder germinativo. Uma das alternativas é a produção de mudas pelo enraizamento de estacas caulinares. No entanto, como ocorre com outras espécies nativas, O rejuvenescimento parece ser necessário. Foram instalados experimentos na primavera/2002 e verão/2003 em casa-de-vegetação da Embrapa Florestas (Colombo - PR) com estacas caulinares provenientes de brotações do ano de árvores adultas e com estacas de rebrotação de touça causada por poda prévia.
Thesagro: Estaca
Semente Florestal
Palabras clave: Ficus enormis
Enraizmento
Notas: Edição de Resumos do Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 9, 2003. Atibaia, SP.
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
2003-CARPANEZZI-Rejuvenescimento-de-Ficus-enormis.pdf120.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace