Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312406
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRAKOCEVIC, M.
dc.contributor.authorMEDRADO, M. J. S.
dc.contributor.authorLUCAMBIO, F.
dc.contributor.authorVALDUGA, T. A.
dc.date.accessioned2025-08-13T14:50:33Z-
dc.date.available2025-08-13T14:50:33Z-
dc.date.created2006-11-28
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: CONGRESO SUDAMERICANO DE LA YERBA MATE, 4.; REUNIÓN TÉCNICA DE LA YERBA MATE, 4., EXPOSICIÓN DE AGRONEGOCIOS DE LA YERBA MATE, 2., 2006, Posadas. Actas. Posadas: INTA, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312406-
dc.descriptionCom o objetivo de determinar o padrão de crescimento caulinar da erva-mate e sua relação com fatores ambientais acompanhou-se o crescimento primário de eixos principais de plantas cultivadas em dois ambientes contrastantes: monocultura (MO) e floresta antropizada primária (FUS). Foram medidos três ramos de 15 plantas, em cada ambiente, durante o período de dois anos, entre duas podas consecutivas. As plantas apresentam marcadores de crescimento nos caules reconhecidos pelo agrupamento de ramificações e pelos entrenós extremamente curtos que seguem este agrupamento, separando duas unidades de crescimento anuais. Observou-se uma combinação de extensão e ramificação monopodial e simpodial na erva-mate. Foram determinadas duas ondas no crescimento anual da erva-mate, uma na primavera e outra no outono. No campo, apresentam-se regularmente duas paradas de crescimento, uma de verão (total ou parcial) provavelmente relacionada ao fotoperiodo, e outra de inverno aparentemente provocada pelas temperaturas mínimas baixas induzindo dormência. Houve maior intensidade de emissão de novos metâmeros em MO do que em FUS. A erva-mate apresentou controle interno de ondas e paradas de crescimento, além de modificações induzidas pelos fatores externos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlongamento do caule
dc.subjectMetâmeras
dc.subjectRitmicidade
dc.titleCaracterização de crescimento do caule da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) cultivada em dois ambientes luminosos contrastantes.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIlex Paraguariensis
dc.subject.thesagroCrescimento
dc.subject.nalthesaurusTemperature
dc.subject.nalthesaurusPhotoperiod
dc.format.extent2p. 244-249.
riaa.ainfo.id312406
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionMOACIR JOSE SALES MEDRADO, CNPF; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2006-Medrado-CaracterizacaoDeCrescimentoIlexParaguariensis.pdf4.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace