Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313811
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBOLZON de MUNIZ, G. I.
dc.contributor.authorMAGALHAES, W. L. E.
dc.date.accessioned2025-07-07T17:47:57Z-
dc.date.available2025-07-07T17:47:57Z-
dc.date.created2008-01-10
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ANATOMIA DE MADEIRA, 1., 2007, Mariporã. Livro de resumos do I SIMBRAMAD. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313811-
dc.descriptionA nanotecnologia é uma tecnologia que se baseia na utilização de átomos como blocos de construção. Teoricamente, a utilização de átomos como unidade básica de nanomaquinas com capacidade para realizar determinadas tarefas até agora inimagináveis. Espera-se que no futuro esta ciência seja o motor da próxima revolução econômica. E talvez das tecnologias emergentes a mas multidisplinar, baseando-se fortemente nos conhecimentos e tecnicas da física, química, biologia, e da informática, bem como dos diferentes ramos da Engenharia, da medicina, de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). A Nanociência e a Nanotecnologia envolvem o estudo dos procedimentos e equipamentos necessários à manipulação individual de átomos e de moléculas com vista à criação de novos materiais e novos dispositivos. Descreve os materiais, os sistemas e os dispositivos cujas propriedades são determinadas pelo fato de as suas dimensões serem inferiores a 100 nm. O prefixo nano (do grego nánnos, “anão”") designa um milésimo da milionésima parte de uma dada quantidade. Ou seja 1 nanômetro (1 nm) é dividir 1 metro por mil. milhões, isto é, 1 nm = 0,000 000 001 m. (um milésimo da milionésima parte do metro) está para um metro como o diâmetro da moeda de um cêntimo está para o diâmetro da Terra, grosso modo. É a menor dimensão prática da engenharia de materiais, dos sistemas e dos dispositivos. Espera-se que os conhecimentos gerados pela Nanociência e Nanotecnologia originem mudanças em quase todas as áreas. Tirando partido dos comportamentos peculiares da matéria e da energia, à escala atômica e molecular, espera-se poder implementar materiais e estruturas nanoscópicas com propriedades e funcionalidades quase mágicas. Crê-se que muitas dessas propriedades e funcionalidades induzirão evoluções e revoluções sem precedentes em áreas como a detecção e o tratamento de doenças, a produção e o transporte de eletricidade, a emissão e a detecção de radiação, as tecnologias da informação, a produção, o armazenamento e o consumo de energia, e o tratamento de poluentes. N
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEspectroscopia
dc.subjectInfravermelho
dc.titleEspectroscopia no infravermelho próximo e a calibração multivariada para a identificação de espécies de madeira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIdentificação
dc.subject.thesagroMadeira
dc.description.notesSIMBRAMAD.
dc.format.extent2p. 20-22.
riaa.ainfo.id313811
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-07
dc.contributor.institutionGRACIELA INES BOLZON DE MUÑIZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SIMBRAMAD-MAGALHAES-Espectroscopia-2007.pdf2.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace