Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314031
Título: Estrutura anatômica e atividade cambial de espécies arbóreas da Floresta Estacional Semidecídua de São Paulo.
Autor: LISI, C. S.
BOTOSSO, P. C.
TOMAZELLO FILHO, M.
VOIGT, A. R. A.
Afiliación: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PAULO CESAR BOTOSSO, CNPF; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Año: 2006
Referencia: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BOTÂNICA DE SÃO PAULO, 16., 2006, Piracicaba. Mudanças climáticas e biodiversidade: resumos. Piracicaba: UNIMEP, 2006.
Descripción: A anatomia da madeira contribui para o conhecimento da estrutura interna do tronco das árvores, indicando os usos econômicos potenciais das espécies e contribuindo para a identificação das mesmas. É fundamental para estudos dendrocronológicos e dendroecológicos, nos quais se utilizam anéis de crescimento anuais em correlações com o clima, poluição, ciclo do carbono, dentre outros. Com o objetivo de identificar anatomicamente e confirmar a anualidade da formação dos anéis de crescimento, foram selecionadas as espécies Esenbeckia leiocarpa, Centrolobium tomentosum, Cariniana legalis, Cariniana estrellensis e Aspidosperma polyneuron, oriundas da floresta estacional semidecidua. Foram coletadas amostras do lenho com método não-destrutivo (trado), perfurando o tronco na altura do DAP (1,30 m) para os exames anatômicos. Utilizou-se também o método de marcação do câmbio vascular, consistindo na realização de incisões periódicas na casca durante vários anos consecutivos.
Thesagro: Madeira
Anatomia Vegetal
Palabras clave: Atividade cambial
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
2006-BOTOSSO-Estrutura-anatomica.pdf766.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace