Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314217
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FARIAS NETO, J. T. de
RESENDE, M. D. V. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
SANTOS, N. S. A. dos
CANUTO E. L.
NOGUEIRA, O. L.
MULLER, A. A.
Additional Information: João Tomé de Farias Neto, Embrapa Amazônia Oriental; Marcos Deon Vilela de Resende, Embrapa Florestas; Maria do Socorro Padilha de Oliveira, Embrapa Amazônia Oriental; Nelma Santos Amorim dos Santos, Embrapa Amazônia Oriental; Everton Luiz Canuto, Embrapa Amazônia Oriental; Oscar Lameira Nogueira, Embrapa Amazônia Oriental; Antônio Agostinho Muller, Embrapa Amazônia Oriental.
Title: Avaliação genética de progênies de polinização aberta de açai (Euterpe oleracea) e estimativas de parâmetros genéticos.
Publisher: Cerne, Lavras, v. 13, n. 4, p. 376-383, out./dez. 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Herdabilidade
Método de seleção
Reml/Blup
caractere vegetativo
Selection method.
Description: Relata-se no presente trabalho a avaliação genotípica de progênies e indivíduos de açaí no estado do Pará para os caracteres altura (ALT), diâmetro (DIAM), número de folhas vivas (NFV), altura do primeiro cacho (AC), número de perfilhos (NP), presença de cachos (PC), comprimento do internodio (CI) e sobrevivência (SOB). Apresenta-se também estimativas de parâmetros genéticos e ambientais que permitem inferir sobre o controle genético e nível de variabilidade genética presente no material avaliado, assumindo um sistema reprodutivo misto com a ocorrência ao acaso de 12,9% de autofecundação. Foi empregada a metodologia REML/BLUP. De um modo geral, com exceção dos caracteres diâmetro e sobrevivência, todas as demais apresentaram variabilidade genética expressiva, evidenciando o grande potencial para a seleção na própria população experimental. Considerando as duas taxas de autofecundação (0% e 12,9%), as diferenças nas estimativas dos ganhos foram desprezíveis. A seleção individual apresentou maior estimativa de ganho genético para o caráter número de perfilhos relativamente ao estimado para a seleção de progênies. Usando técnicas de análise multivariada foram obtidos seis grupos divergentes, os quais podem orientar cruzamentos visando a busca de descendentes heteróticos.
NAL Thesaurus: growth traits
heritability.
Year: 2008-05-20
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
100220093347v13n4artigo05.pdf80,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace