Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTANA, D. L. de Q.
dc.contributor.authorREZENDE, M. Q.
dc.contributor.authorBURCKHARDT, D.
dc.date.accessioned2025-09-22T19:48:41Z-
dc.date.available2025-09-22T19:48:41Z-
dc.date.created2008-10-02
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008. 1 CD-ROM. .
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314971-
dc.descriptionPSILÍDEOS SÃO INSETOS FITÓFAGOS PEQUENOS QUE APARENTAM MICRO CIGARRINHAS. Platycorypha erythrinae (HEMIPTERA: PSYLLOIDEA) TEM COMO PLANTA HOSPEDEIRA A Erythrina cristagalli L. (LEGUMINOSAE: FABACEAE). E. cristagalli É UMA ÁRVORE DE PORTE MÉDIO, QUE OCORRE NO URUGUAI, ARGENTINA, PARAGUAI, BOLÍVIA E BRASIL. O PSILÍDEO P. erythrinae FOI REPORTADO EM 1918 NA ARGENTINA. DEPOIS ENCONTRADO NO PERU, PARAGUAI E URUGUAI. RECENTEMENTE ESSA ESPÉCIE FOI ENCONTRADA NO BRASIL, NO PARANÁ. ADULTOS E NINFAS FORAM COLETADOS EM MUDAS DE E. cristagalli, FOTOGRAFADAS, E CONSERVADOS EM ÁLCOOL 70%. ALGUNS INDIVÍDUOS ADULTOS FORAM CLARIFICADOS EM KOH (1%), POR CINCO MINUTOS A 80º C, PARA PREPARAÇÃO DE LÂMINAS PERMANENTES. AS LÂMINAS FORAM FOTOGRAFADAS E OS INDIVÍDUOS MENSURADOS PARA A CONFIRMAÇÃO DA ESPÉCIE. ADULTOS DE P. erythrinae APRESENTAM COLORAÇÃO DE AMARELO À VERDE, PODENDO SER TAMBÉM OCRES. O PROCTIGER DO MACHO POSSUI OS LOBOS POSTERIORES IRREGULARMENTE TRIANGULARES. ALÉM DISSO, O DESENHO DA MARGEM POSTERIOR É UNIFORMEMENTE CURVADO. O PARÂMERO É LANCEOLADO E POSSUI CERDAS LONGAS E GROSSAS NA METADE DISTAL DA SUPERFÍCIE INTERNA. NA SUPERFÍCIE EXTERNA AS CERDAS SÃO ESPARSAS E ESTÃO PRESENTES NA PORÇÃO APICAL. O PARÂMERO TAMBÉM É CARACTERIZADO POR SER RELATIVAMENTE DELGADO E ESTREITAR-SE A PARTIR DO TERÇO SUPERIOR. O SEGMENTO DISTAL DO EDEAGO É DILATADO NO ÁPICE E APRESENTA CURVATURA MAIS OU MENOS ACENTUADA. O PROCTIGER DA FÊMEA POSSUI UM PEQUENO GANCHO NO ÁPICE, QUE É ESTREITO E APRESENTA O DORSO LEVEMENTE SERRILHADO. MUITOS PSILÍDEOS TORNARAM-SE PRAGAS DEVIDO ÀS EXTENSAS MONOCULTURAS IMPLANTADAS NO BRASIL E PODEM SER DANOSOS, POIS NORMALMENTE SÃO DETECTADOS APENAS QUANDO ATINGEM ALTAS POPULAÇÕES.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPraga florestal
dc.subjectErythrina cristagalli
dc.subjectPsilídeo
dc.titlePrimeiro registro de Platycorypha erythrinae lizer (Hemiptera: Psylloidea) no Brasil.
dc.typeResumo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id314971
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-22
dc.contributor.institutionDALVA LUIZ DE QUEIROZ SANTANA, CNPF; MAÍRA QUEIROZ REZENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DANIEL BURCKHARDT, NATURHISTORISCHES MUSEUM.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008-SANTANA-Primeiro-registro.pdf537,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace