Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314972
Title: Resposta olfativa de Pissodes castaneus (Coleoptera, Curculionidae) a odores de seus co-específicos e da planta hospedeira.
Authors: ZALESKI, S. R. M.
FRENSCH, G.
MARQUES, F. de A.
LAZZARI, S. M. N.
IEDE, E. T.
MAIA, B. H. L. N. S.
TROGLER, A.
FRANCKE, W.
Affiliation: SCHEILA RIBEIRO MESSA ZALESKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GUSTAVO FRENSCH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; FRANCISCO DE ASSIS MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; SONIA MARIA NOENBERG LAZZARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; EDSON TADEU IEDE, CNPF; BEATRIZ HELENA LAMEIRO NORONHA SALES MAIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; A TROGLER, UNIVERSITY OF HAMBURG; WITTKO FRANCKE, UNIVERSITY OF HAMBURG.
Date Issued: 2008
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008. 1 CD-ROM.
Description: O gorgulho-da-casca-do-pinus Pissodes castaneus foi detectado no Brasil em 2001 no RS, em plantios de Pinus taeda. Atualmente, encontra-se distribuído também em SC e PR. Os insetos adultos causam danos ao alimentar-se das gemas e ramos jovens deixando orifícios com exudações de resina; enquanto que as larvas broqueiam os ponteiros de pinus, construindo galerias e anelando ramos e troncos em árvores jovens e adultas. Em função do potencial para causar perdas econômicas aos plantios de pinus e à dificuldade de controle, a utilização de semioquímicos aparece como uma alternativa promissora para controlar esta coleobroca. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas comportamentais de machos e fêmeas de P. castaneus para várias fontes de odores em olfatômetro em Y. Os tratamentos utilizados foram: parte de um ramo da planta hospedeira (P. taeda); machos e fêmeas isolados e uma combinação entre os co-específicos somados à parte do ramo da planta hospedeira. Machos e fêmeas foram significativamente atraídos pela planta hospedeira (x²=6,53; p<0,05), o que pode indicar a presença de um cairomônio. As fêmeas foram significativamente atraídas por odores de machos de P. castaneus (x²=4,9; p<0,05). No entanto, as combinações entre os co-específicos somados à parte do ramo da planta hospedeira, não resultou em aumento da atração, mostrando que não existe um efeito sinergístico nesta combinação. Os resultados dos bioensaios em laboratório indicam a existência de um feromônio sexual na espécie. Análises através de cromatografia gasosa dos voláteis obtidos de machos e fêmeas evidenciaram a existência de dois compostos macho-específicos, indicando que estes, podem ser os responsáveis pela atração verificada entre os sexos.
Thesagro: Cromatografia
Keywords: Comportamento
Feromônio sexua
Gorgulho-da-casca-do-pinus
Praga florestal
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008-IEDE-Resposta-olfativa.pdf459.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace