Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314974
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNICKELE, M. A.
dc.contributor.authorREIS FILHO, W.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. B. de
dc.contributor.authorIEDE, E. T.
dc.contributor.authorRIBAS, U.
dc.contributor.authorCALDATO, N.
dc.date.accessioned2025-08-11T18:49:57Z-
dc.date.available2025-08-11T18:49:57Z-
dc.date.created2008-10-02
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314974-
dc.descriptionAS FORMIGAS CORTADEIRAS DO GÊNERO Acromyrmex SÃO AS MAIS FREQÜENTES E AS QUE MAIORES DANOS CAUSAM EM PLANTIOS DE Pinus taeda NO SUL DO BRASIL. PARA FORNECER SUBSÍDIOS PARA UM MONITORAMENTO MAIS PRECISO DESSA PRAGA, OBJETIVOU-SE CARACTERIZAR O ATAQUE DE FORMIGAS CORTADEIRAS DO GÊNERO Acromyrmex EM PLANTIOS DE P. taeda. OS ESTUDOS FORAM CONDUZIDOS EM FLORESTAS DE P. taeda EM RIO NEGRINHO E EM TRÊS BARRAS, SC, ONDE FORAM SELECIONADOS TALHÕES DE P. taeda COM 30 DIAS, 1 ANO E 3 ANOS DE IDADE, SEM CONTROLE PARA FORMIGAS, ONDE FORAM DEMARCADAS TRÊS PARCELAS DE UM HECTARE CADA, EM CADA TALHÃO. AS AVALIAÇÕES FORAM REALIZADAS INSPECIONANDO-SE TODAS AS PLANTAS CONTIDAS NAS PARCELAS. O ATAQUE DE Acromyrmex EM MUDAS COM 30 DIAS DE IDADE PODE SER CARACTERIZADO PELO CORTE PARCIAL OU TOTAL DAS ACÍCULAS E AINDA PELO CORTE DO MERISTEMA APICAL. FOI POSSÍVEL RECONHECER QUATRO NÍVEIS DE ATAQUE CAUSADOS POR Acromyrmex NOS PLANTIOS COM 30 DIAS DE IDADE: NÍVEL 1: O CORTE DE ATÉ 50% DAS ACÍCULAS; NÍVEL 2: CORTE DE ATÉ 75% DAS ACÍCULAS; NÍVEL 3: CORTE DE 100% DAS ACÍCULAS; E NÍVEL 4: CORTE DE 100% DAS ACÍCULAS, INCLUINDO O MERISTEMA APICAL. O ATAQUE DE Acromyrmex EM P. taeda COM UM ANO DE IDADE É CARACTERIZADO PELO CORTE PARCIAL OU TOTAL DAS ACÍCULAS DAS PLANTAS, NO ENTANTO, FOI OBSERVADO QUE AS FORMIGAS NUNCA CORTAM AS ACÍCULAS ATÉ A BASE E NÃO CORTAM O MERISTEMA APICAL EM PLANTAS A PARTIR DESTA IDADE. EM P. taeda COM TRÊS ANOS DE IDADE, VERIFICOU-SE UM CORTE SELETIVO DAS ACÍCULAS, OU SEJA, AS FORMIGAS TÊM PREFERÊNCIAS POR ACÍCULAS JOVENS, ATACANDO SOMENTE AS BROTAÇÕES. ALÉM DISSO, ASSIM COMO NAS PLANTAS DE UM ANO DE IDADE, ESTAS FORMIGAS NUNCA CORTAM AS ACÍCULAS ATÉ A BASE.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPraga florestal
dc.titleCaracterização do ataque de Acromyrmex spp. (Hymenoptera: Formicidae) em plantios de Pinus taeda com diferentes idades.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDano
dc.subject.thesagroPinus Taeda
dc.subject.nalthesaurusAcromyrmex
riaa.ainfo.id314974
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-11
dc.contributor.institutionMARIANE APARECIDA NICKELE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; WILSON REIS FILHO, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF; ULISSES RIBAS, BATTISTELLA; NÁDIA CALDATO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008-CBE-BATISTAdeOLIVEIRA-Caracterizacao-do-ataque.pdf399.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace