Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARBOSA, L. R.
dc.contributor.authorIEDE, E. T.
dc.contributor.authorROCHA, V. J.
dc.contributor.authorSANTOS, F.
dc.date.accessioned2025-08-11T13:48:38Z-
dc.date.available2025-08-11T13:48:38Z-
dc.date.created2008-10-02
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314988-
dc.descriptionNO BRASIL, O GÊNERO Eucalyptus INCLUI AS ESPÉCIES ARBÓREAS MAIS UTILIZADAS EM PLANTIOS FLORESTAIS. EXTENSAS ÁREAS DE PLANTIO COM UMA OU POUCAS ESPÉCIES E PRÁTICAS SILVICULTURAIS INADEQUADAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA O SURGIMENTO DE INSETOS-PRAGA. OS GRILOS VÊM ADQUIRINDO IMPORTÂNCIA RELEVANTE EM PLANTIOS DE EUCALIPTOS, PELA OCORRÊNCIA FREQÜENTE E DANOS OCASIONADOS EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS. ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DA CARACTERIZAÇÃO DE DANOS PROVOCADOS POR ESSES INSETOS EM EUCALIPTOS SÃO INEXISTENTES. NESTE TRABALHO PROCUROU-SE CARACTERIZAR OS DANOS DE Gryllus sp. EM PLANTAS DE E. grandis DE DIFERENTES IDADES E DIÂMETROS DE COLO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM SALA CLIMATIZADA, A 23,1 °C, UMIDADE RELATIVA DE 63,9% E FOTOFASE DE 12 HORAS. AS IDADES E DIÂMETROS DAS PLANTAS FORAM PREVIAMENTE ESTABELECIDOS COMO: GRUPO 1, REPRESENTANDO AS PLANTAS COM O MENOR DIÂMETRO (2,5MM) E IDADE DE 7 DIAS; GRUPO 2, PLANTAS COM DIÂMETRO INTERMEDIÁRIO (3,33 MM) E 49 DIAS DE IDADE E GRUPO 3, COMPOSTO POR PLANTAS DE MAIOR DIÂMETRO (5,75 MM) E 80 DIAS DE IDADE. CADA GRUPO FOI CONSTITUÍDO DE 12 PLANTAS INDIVIDUALIZADAS EM GAIOLAS E INFESTADAS COM UM CASAL DE GRILOS POR 15 DIAS. VERIFICOU-SE QUE OS DANOS SE CARACTERIZARAM POR SINAIS DE MASTIGAÇÃO SUPERFICIAIS; SINAIS DE MASTIGAÇÃO PROFUNDOS E CORTE DO CAULE. O DIÂMETRO E A IDADE DAS MUDAS AFETOU A MANIFESTAÇÃO E A INTENSIDADE DOS DANOS ASSOCIADOS A GRILOS NAS PLANTAS DE EUCALIPTO, SENDO QUE AS PLANTAS DO GRUPO 1 FORAM AS MAIS DANIFICADAS. OS DANOS OCORRERAM APENAS NO TERÇO INFERIOR DA PLANTA, ATÉ UMA ALTURA MÁXIMA DE 10 CM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPraga inicial
dc.titleCaracterização de danos de Gryllus sp. (Orthoptera, Gryllidae) em plantas de eucalipto de diferentes idades e diâmetros de colo, em laboratório.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGrilo
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus
dc.subject.nalthesaurusInsecta
riaa.ainfo.id314988
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-11
dc.contributor.institutionLEONARDO RODRIGUES BARBOSA, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF; VLAMIR JOSÉ ROCHA, KLABIN S.A; FRANCIELE SANTOS.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008-CBE-BARBOSA-Caracterizacao-de-danos-de-Gryllus.pdf515.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace