Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316095
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAZZA, M. C. M.
MAZZA, C. A. da S.
STEENBOCK, W.
REIS, M. S. dos
Additional Information: MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA, CNPF; CARLOS ALBERTO DA SILVA MAZZA, CNPF; Walter Steenbock, ICMBio; Maurício Sedrez dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina.
Title: Projeto Conservabio: rede para geração do conhecimento na conservação e utilização sustentável dos recursos florestais não madeiráveis da Floresta Ombrófila Mista.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS, 1., 2009, Três Barras. Uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e conservação da natureza: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2009.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Keywords: Conservação da Biodiversidade
Manejo de Recursos Florestais não madeireiros
Sistema Agroflorestal
Description: Este projeto tem por objetivo produzir conhecimentos científicos e tecnológicos para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade vegetal na Formação Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) visando subsidiar a formulação de políticas públicas, a diversificação de espécies para uso nos SAF´s, recuperação de áreas ciliares e reserva legal, agregação de valor e renda das comunidades de agricultores familiares do entorno das Florestas Nacionais e região. Ainda hoje, a imensa maioria das cadeias produtivas dos Produtos Florestais não Madeiráveis (PFNM) é baseada no extrativismo de populações naturais, possibilitando renda complementar para muitas comunidades locais, mas implicando na redução expressiva das populações naturais das espécies exploradas. Neste sentido, algumas estratégias de ação são especialmente importantes: geração e recuperação de conhecimento sobre ecologia, uso e manejo de espécies nativas; sistematização deste conhecimento para as comunidades tradicionais e produtores rurais, como opção de agregação de renda na propriedade; organização dos produtores e processos de produção no sentido de aumentar o poder de negociação destas comunidades no processo de comercialização e agregação de valor à matéria prima. Na medida em que haja articulação entre as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, como as Florestas Nacionais (FLONAS), as instituições de pesquisa e ensino e comunidades do entorno, torna-se possível a organização e construção gradativa de conhecimentos científicos e tecnológicos visando o estabelecimento de cadeias produtivas que gerem renda e, também, sejam capazes de contribuir para a conservação dos recursos florestais.
Data Created: 2009-06-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto.pdf97,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace