Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31648
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MANGABEIRA, J. A. D. C.
MIRANDA, E. E. D.
GREGO, C. R.
OLIVEIRA, A. F. D.
Additional Information: JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM; EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; ARYEVERTON FORTES DE OLIVEIRA, CNPM.
Title: Sustentabilidade agrícola na Amazônia: 23 anos de monitoramento da agricultura em Machadinho d' Oeste - RO.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2008. Rio Branco, AC: Anais ... Brasília, DF: SOBER, 2008.
Pages: p. 23
Language: pt_BR
Keywords: Sustentabilidade Agrícola
Assentamento rural.
Description: O projeto de assentamento de Machadinho d'Oeste, RO, na fronteira agrícola da Amazônia Ocidental, criado há 23 anos atrás como um projeto de colonização agrícola, vem sendo acompanhado por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite. Os pesquisadores acompanhado um grupo de 438 famílias de produtores rurais oriundos, principalmente, das Regiões Sul e Sudeste do país, que ocuparam lotes e praticaram atividades de produção familiar. O monitoramento é realizado por intermédio de métodos baseados na utilização de imagens de satélite, sistemas de informações geográficas (SIG) e tratamentos numéricos. A extensa base de dados tem sido utilizada para análise da evolução e diferenciação da pequena agricultura familiar em termos da produção agrícola e da manutenção de sua sustentabilidade agrícola. Procurando saber as principais razões que diferenciam evolutivamente os lotes amostrados, foram analisados os dados dos questionários respondidos por produtores entrevistados em 1986, 1989, 1996, 1999, 2002 e 2005. A evolução nos 20 anos mostra as dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores familiares que praticam as atividades agrícolas e pecuárias em seus lotes, sendo que em 2005, mais da metade dos agricultores avaliados adquiriram mais de um lote que foram comprados pela melhoria da renda. O aumento da utilização da área que se destacou em 2005, em relação aos anos anteriores, foi a pastagem que encontra-se distribuída em cerca de um quarto das propriedades, gerando, através da atividade de pecuária pela criação de bovinos, grande renda para os agricultores, tanto ao longo do ano com a produção de leite, como de forma mais esporádica com a venda de bezerros, novilhos e vacas. Quanto aos cultivos houve uma diferenciação nos sistemas de produção vegetal, com a redução do cultivo de cereais e o aumento de cultivo do café. Os sistemas agropecuários vêm se caracterizando ao longo dos anos pelo emprego crescente de tecnologia e aumento de produção.
Thesagro: Agricultura Familiar
Desenvolvimento Rural
Economia.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-03-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2303.pdf219,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace